São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para dormir melhor

Normalmente, na ioga, tanto a inspiração quanto a expiração devem ser feitas pelo nariz. Na entrada do ar, as narinas retêm a maioria das partículas grandes contidas na poluição e uma série de gases, impedindo que cheguem até o pulmão. O nariz também umidifica e aquece o ar que entra, facilitando o trabalho dos pulmões.
Na expiração, essa função termorreguladora e de manutenção da umidade também é importante para o equilíbrio do corpo, segundo Anderson Allegro, da Aruna Yoga. "Mas, em alguns pranayamas [exercícios respiratórios] específicos, utilizamos também a boca, além do nariz, para a passagem de ar, somente na expiração", diz Allegro.
É o que acontece na técnica indicada para dormir melhor. A ideia é, além de promover uma boa oxigenação, facilitar a expulsão da maior quantidade de gás carbônico. Se não eliminamos totalmente o gás carbônico durante o processo de respiração, a tendência é respirar cada vez mais rápido. Isso acelera o metabolismo, impedindo a chegada do sono e piorando sua qualidade.


Texto Anterior: Para sinusite
Próximo Texto: Para acalmar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.