São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2010
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ESTRATÉGIAS PARA GANHAR TEMPO

Técnicas de organização melhoram nossa relação com relógio e calendário

PLANEJE COMO UMA EMPRESA
As metodologias de planejamento empresarial podem ser adaptadas para a vida pessoal. O princípio é o mesmo: programar ações e determinar prazos, de acordo com seus objetivos

A organização do tempo começa com a definição do objetivo em longo prazo. Em seguida, a avaliação do que é preciso fazer, em prazos menores e consecutivos, para alcançá-los. É o seu projeto

Depois, são listadas todas as atividades que se repetirão ao longo dos meses, gostemos ou não: pagar contas, ir ao mercado, garantir que a roupa que você vai vestir estará lavada e passada. São os processos

Organizando tudo o que é preciso para deixar girando a máquina do dia a dia, o projeto final (objetivos) é decomposto em parte menores, até chegar às tarefas. Os prazos são calculados para fazer cada atividade de seu projeto

DIMINUA A ANSIEDADE
Uma forma de não brigar com o tempo é parar de pensar nas coisas que não conseguiu fazer ou terminar. Em vez de contar só com a força de vontade para isso, anote o que ainda precisa ser feito em um sistema confiável: um caderno, uma pasta no computador ou mesmo o celular

Se você se acostumar a revisar essas anotações no final do dia, não ficará pensando nelas enquanto faz outras atividades inadiáveis

Organize suas anotações em listas diferentes: a das coisas que obrigatoriamente têm que ser feitas no dia (como uma reunião de trabalho ou consulta médica), a das que terão que ser resolvidas em próximas ações, as que exigem uma série de atividades feitas em um período mais longo

As listas são revisadas semanalmente, quando você limpa o que já foi feito e reordena as pendências.

FAÇA AS PAZES COM A AGENDA
O velho e bom método de organização. Como o tempo é algo muito abstrato, os horários marcados no papel mostram as cotas fixas que você tem por dia. Ajuda a ver o que dá ou não para realizar e a fazer suas escolhas

A agenda ajuda também a "alocar" horas para atividades futuras, necessárias ou desejadas. Como você não pode armazenar o tempo, tem noção de quando ele sobra, para ser usado


Fonte: YURI LOTT, especialista em gestão de projetos e criador do site Organização Pessoal


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