São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

ZUMBIDO
"Há mais de seis anos, começou um zumbido no meu ouvido esquerdo. Fui a mais de seis otorrinolaringologistas, mas nada resolveu. Será que a acupuntura ou uma operação resolvem?"
DAVID TORRES

Segundo a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez, professora da USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora do grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido, do Hospital das Clínicas de São Paulo, um dos grandes erros de pacientes e profissionais é pensar que todo mundo que tem zumbido tem o mesmo problema. "Não é verdade. O zumbido é um sintoma com inúmeras causas. Além disso, uma mesma pessoa pode ter zumbido por causas diferentes que coexistem", diz a médica, que é autora do livro "Quem Disse que Zumbido Não Tem Cura?", voltado para o público leigo e disponível pelo tel. 0800-771-7410. Os tratamentos para o problema são muitos, e a melhor opção para cada caso depende de fatores como as causas encontradas na investigação médica e audiológica, o tempo de existência do zumbido e a personalidade do paciente. "Profissionais competentes podem ser encontrados no Hospital das Clínicas da USP, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), no Hospital do Servidor e no Hospital Municipal, embora haja fila de espera para o atendimento", indica Sanchez.

COLÁGENO
"Passei a tomar 10 g de colágeno por dia. Após três ou quatro meses, a artrite nos dedos das mãos e dos pés sumiu quase 100%. Mas ocorreu-me uma dúvida: pode ser tomado continuamente? Pode dar efeitos colaterais? Seu uso pode ou deve ser interrompido e reiniciado?"
ANTONIO DE ALMEIDA SANTOS
(Presidente Prudente/SP)

O reumatologista Roberto Heymann, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, diz que o uso do colágeno em doenças reumatológicas e musculoesqueléticas faz sentido do ponto de vista lógico, já que se trata da principal proteína do nosso esqueleto. "A própria literatura médica sugere isso, citando trabalhos que mostram que esse colágeno é incorporado na cartilagem articular. Esses mesmos trabalhos sugerem que esses compostos são seguros e têm baixíssimos efeitos colaterais", diz. Mas, segundo o médico, como há poucas pesquisas na área, não é possível ter uma conclusão definitiva sobre se o colágeno funciona realmente ou não e por quanto tempo deve ser utilizado.


Texto Anterior: Outras idéias - Dulce Critelli: Decifra-me ou te devoro
Próximo Texto: Ingrediente: Pinha é mais calórica do que a maioria das frutas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.