São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ingrediente

Pinha é mais calórica do que a maioria das frutas

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Muito aromática, doce e saborosa, a pinha é apreciada em toda a América tropical, de onde é nativa. Fruto da Annona squamosa, árvore da mesma família da graviola, é conhecida por diversos nomes pelo país afora, como ata, condessa e cabeça-de-negro. Seu principal sinônimo, no entanto, é fruta-do-conde, uma homenagem ao homem que a introduziu em terras brasileiras em 1626, o conde de Miranda.
Sua polpa é formada por gomos com sementes pretas e lustrosas recobertas por uma massa de cor branca ou creme, doce e quase sem traços de acidez. Por escurecer rapidamente depois de cortada e ser muito perecível, a pinha é pouco utilizada pela indústria.
Em casa, costuma ser consumida ao natural ou servir de base para sucos, doces, musses e sorvetes.
Segundo os pesquisadores José Emílio Bettiol Neto e Edvan Alves Chagas, do Instituto Agronômico (IAC), a melhor forma de separar a polpa das sementes sem triturar estas últimas é ligando e desligando o liquidificador seguidas vezes.
Com quatro a seis metros de altura, a árvore da pinha é cultivada em diversos Estados, com destaque para Alagoas, Bahia e São Paulo -principalmente no noroeste, região de Jales e Lins. "A planta se desenvolve muito bem em regiões com temperaturas elevadas e precipitação próxima a 1.000 mm ao ano", explicam os pesquisadores. Por outro lado, excesso de chuvas no período de florescimento, geadas e grandes oscilações de clima prejudicam a planta.
Boa fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, a fruta-do-conde é indicada para incrementar o cardápio com vitaminas e sais minerais, mas, com cerca de 90 calorias a cada 100 gramas, deve ser evitada por diabéticos e pessoas que precisam manter o peso ou emagrecer. "Ela é rica em açúcar e, conseqüentemente, muito mais calórica do que a maioria das frutas."

Como comprar
Escolha frutas bojudas de cor verde-clara quando não for consumi-las logo. Deixe-as em local arejado e protegido da luz até ficarem macias. Para confirmar se estão maduras, pressione sua casca de leve, pois, se a pressão for forte, sua casca se rompe. Evite frutas pretas, rachadas, moles demais ou com sinais de mofo.


[...]
POR ESCURECER DEPOIS DE CORTADA E SER MUITO PERECÍVEL, A PINHA É POUCO UTILIZADA PELA INDÚSTRIA




Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Vieira grelhada com salsa picante de fruta-do-conde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.