São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limitação causou criação da técnica

A alemã Gerda Alexander queria ser bailarina, mas aos 16 teve en-docardite, inflamação no cora-ção. Foi proibida de se exercitar, não podia acelerar os bati-mentos cardíacos nem a res-piração. Passou a pesqui-sar um jeito de usar o corpo sem des-gaste. Estudou estruturas ósseas e efeitos de estímulos na pele, descobrindo como usar o tô-nus muscular no cotidiano. Na Segunda Guer-ra, Gerda mudou-se para a Dinamarca, onde viveu até a morte, em 94. Lá, fun-dou a primeira escola de eutonia. A técnica chegou à América Latina nos anos 70.

Onde, como, quanto
Uma sessão de eutonia custa, em média, de R$ 140 a R$ 220, dependendo do pro-fissional. Aulas em grupo são mais em conta e duram cerca de uma hora e meia, en-quanto sessões particulares têm duração de uma hora. Indicação de eutonistas e in-formações sobre cursos de formação podem ser obtidas no site da associação (www.eutonia.org.br) ou pe-los telefones (11) 3085-1592 e 3815-0619. A eutonista Mi-riam Dascal faz workshop no próximo dia 27 (informações no site www.miriamdas-cal.com.br)


Texto Anterior: Menos tensão mais tônus
Próximo Texto: Coisas loucas - Marion Minerbo: O álbum e as trocas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.