São Paulo, quinta-feira, 23 de julho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Estresse dos pais aumenta risco de asma

Petrenko Andriy/Shutterstock
ESTUDO Das 2.497 crianças saudáveis acompanhadas, 120 desenvolveram asma em um período de três anos

Pais estressados podem contribuir, involuntariamente, para que seus filhos tenham asma na infância, concluiu uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos EUA. Os autores acreditam que a ansiedade dos pais, combinada a outros fatores já conhecidos, pode elevar a chance de uma criança apresentar asma.
Outras pesquisas já haviam demonstrado que mulheres que passam a gravidez estressadas podem elevar o risco de seus filhos terem asma ou outras alergias.
Os pesquisadores acompanharam 2.497 crianças saudáveis que vivem em uma região da Califórnia e registraram quantas desenvolveram asma em um intervalo de três anos -120 delas, no total.
Eles também reuniram informações sobre outros fatores de risco para asma, como exposição ao ar poluído por causa do tráfego e tabagismo da mãe, assim como educação, renda e níveis de estresse dos pais.
Como esperado, as crianças expostas a mais poluição tiveram mais risco de asma, mas ele subiu mais nos casos em que os pais estavam estressados.

Inscrições para mutirão de catarata
Pessoas com mais de 50 anos e com dificuldade para enxergar podem se inscrever para a etapa leste do mutirão de catarata até 12/8. No dia 16/8, os pacientes inscritos e que tiveram diagnosticada uma catarata farão exames no Shopping Interlar Aricanduva. Aqueles com indicação de cirurgia já sairão com a data marcada. Inscrições: Shopping Leste Aricanduva (av. Aricanduva, 5.555, lj. 44) e Poupatempo Sé, em São Paulo.

Terapia de grupo contra Alzheimer
O Centro de Reabilitação e Hospital-Dia Geriátrico do Instituto de Psiquiatria da USP faz triagem de pessoas com mais de 60 anos, com diagnóstico de Alzheimer leve a moderado ou problemas de memória, atenção e raciocínio para acompanhamento em grupo terapêutico complementar ao tratamento medicamentoso. Cuidadores participam de grupos de apoio. Inscrições: 0/xx/11/3069-7924 ou glendads@gmail.com.

Festival de calouros em Embu das Artes
Com o título "A arte pela diversidade", o 4º Festival de Calouros incentiva talentos entre os usuários do programa de Saúde Mental de Embu das Artes (SP). Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, o evento será nos dias 25 e 26/7, a partir das 14h, no parque do Lago Francisco Rizzo (r. Alberto Giosa, 300). As inscrições já se encerraram. As três melhores apresentações em cada categoria receberão prêmios.


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Um "barato" nada legal
Próximo Texto: Anna Veronica Mautner: O boletim e o cidadão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.