São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

Psiquiatria
"Gostaria de saber como proceder em relação à doença que minha mãe contraiu após a morte de meu pai. Atualmente, ela está tomando Equilid 50 mg e Depakene 250 mg. Quando não passa o dia dopada, o efeito é contrário, e ela tem insônia. Ultimamente, anda com mania de lavar as mãos, repetir as palavras, rir sozinha e ficar horas se higienizando. Além disso, ela está trêmula e perdeu a concentração. Gostaria de saber onde podemos conseguir atendimento especializado gratuito."
J.(São Paulo)

Segundo Paulo Sallet, psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a descrição deixa explícitos sintomas obsessivo-compulsivos e, provavelmente, psicóticos (quando o discernimento entre fantasia e realidade é afetado). Quanto à medicação adotada pela paciente, o Equilid (nome comercial da sulpirida) diminui a ação da dopamina, o que levaria à melhora da ansiedade. Já o Depakene (nome comercial do ácido valpróico) é um anticonvulsivante que também costuma ser usado como estabilizador de humor em casos de transtorno bipolar ou de personalidade. Mas Sallet ressalta que não é possível determinar o que a paciente tem ou como deveria ser tratada com base só na descrição feita. "O caso exige avaliação psiquiátrica." Na rede pública municipal, diz, a lista de locais voltados para atendimento psiquiátrico está no site http://ttp://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/areas-tematicas/0009

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ingrediente: Endívia tem ácido fólico e propriedades funcionais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.