São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Trabalhadores da indústria estão acima do peso

Não é só com acidentes de trabalho que os funcionários de indústrias devem se preocupar: um estudo inédito mostra que a saúde cardiovascular desse grupo deve receber mais atenção. Realizada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) em parceria com sociedades médicas, a pesquisa foi apresentada no último sábado no 15º Congresso da SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão), em Recife.
Foram acompanhados 4.818 trabalhadores de indústrias de cinco Estados brasileiros. Metade deles apresentou excesso de peso (12% foram considerados obesos). A qualidade da alimentação também deixou a desejar: 43% não consumiam frutas e verduras diariamente e quase metade comia frituras uma vez ou mais por semana.
Mais de um quarto deles eram hipertensos -58% não sabiam disso. Já o índice de diabetes foi baixo: 3%.
"O excesso de peso e o padrão alimentar ruim preocupam. A obesidade é uma epidemia que está em andamento", diz a epidemiologista Sandra Fuchs, consultora do estudo.
Com base nos resultados, o Sesi vem implantando ações de sensibilização para promover hábitos de vida saudáveis. A próxima etapa da ação será ampliada para 500 mil trabalhadores.


A jornalista Flávia Mantovani viajou para Recife a convite da SBH

Depressão pode levar à obesidade
Uma pesquisa recente da UnB (Universidade de Brasília) demonstrou que pessoas com transtorno depressivo têm uma maior predisposição a ter excesso de peso. Os pesquisadores sugerem como explicação os efeitos colaterais de antidepressivos e características da doença, como a inatividade física e a compulsão por comida (foto). Foram avaliadas 300 pessoas com depressão: 62% estavam acima do peso e 5% tinham um IMC (índice de massa corporal) abaixo de 18, o que pode indicar subnutrição.

Aulas de Tai Chi Chuan e Chi Kung
A Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental ministra aulas de introdução às técnicas do Tai Chi Chuan e do Chi Kung. Programadas para os dias 23, 28 e 30 de agosto, as aulas serão realizadas na sede da instituição, na rua José Maria Lisboa, 612, conjunto 7, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail sbtcc@dialdata.com.br. Mais informações no pelo site www.sbtcc.org.br.

Saúde de adolescentes é tema de palestra
Parte do ciclo de palestras promovido pelo laboratório Delboni Auriemo, "Adolescência: mudanças em andamento" será o tema do dia 23 de agosto, às 19h. O evento abordará assuntos como alterações hormonais, alcoolismo e exercícios físicos e será na unidade Brooklin, na avenida Vereador José Diniz, 3.687, em São Paulo. Mais informações pelo telefone 0/xx/11/3049-6999.

Vacina contra câncer
Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) têm buscado uma vacina para o câncer de mama (foto). Feita a partir das células imunológicas da paciente, ela foi aplicada em 18 mulheres com a doença em estado avançado. Houve regressão do quadro em uma voluntária e estabilização em outras três. A técnica está em estudo

Dor da separação é superestimada
Terminar um relacionamento é o pior pesadelo para quem está apaixonado (foto). Mas, segundo pesquisadores da Universidade Northwestern, o trauma do rompimento geralmente é bem menor do que o previsto. Segundo o estudo, os 26 participantes, principalmente os que estavam mais apaixonados, sofreram menos estresse e se recuperaram da separação muito antes do que haviam dito que conseguiriam. O trabalho foi divulgado nesta semana no "Journal of Experimental Social Psychology".

Atendimento para viciados em jogos
O AMJO (Ambulatório do Jogo Patológico), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, oferece tratamento para pessoas viciadas em jogos -principalmente em pôquer, jogos de azar on-line e máquinas caça-níqueis. O serviço, voltado para homens e mulheres com mais de 18 anos, é baseado em acompanhamento psiquiátrico e psicológico e dura cerca de dois anos. Os interessados devem ligar para 0/ xx/11/3069-7805 e deixar uma mensagem com seus dados, que a equipe entrará em contato.

Parto e pós-parto é tema de curso
Denise Coimbra, especialista em reprodução humana, dará um curso gratuito no dia 25 de agosto para casais "grávidos". Os futuros pais aprenderão sobre sinais do trabalho de parto, parto normal, armazenamento de células-tronco do cordão umbilical, amamentação e cuidados com o bebê. O curso será realizado das 9h às 12h, na avenida Angélica, 2.466, em São Paulo. Informações e inscrições pelo telefone 0/xx/11/3914-1756.

Frase
[...] NO ANO PASSADO, FORAM REGISTRADAS PELO SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) 2.328 INTERNAÇÕES DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

Texto Anterior: Novo pão possui fibras solúveis
Próximo Texto: Rosely Sayão: Os pais e a escola sob medida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.