São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

ESPUMA
"Comprei feijão-de-corda e minha mãe recomendou que, na hora do preparo, retirasse a espuma que se forma quando a água começa a ferver. Isso é necessário? O que é essa espuma? Se não tirar, há risco para a saúde?"
SUELI DOS SANTOS

Durante o cozimento de carnes, legumes e outros ingredientes são liberadas toxinas não-letais que formam essa espuma com impurezas encontradas nos alimentos. Talita Ferreira, cozinheira-chefe do restaurante Cordel, aconselha retirá-la com uma escumadeira para limpar a água. "Quanto menor a temperatura e mais longo o cozimento, mais toxinas o alimento solta", diz. Segundo a nutricionista Cibele Crispim, não há registro na literatura sobre riscos à saúde.

CÁLCIO
"Li que, ao misturar leite de vaca e cacau, o cálcio presente no leite impediria a absorção de polifenóis do cacau e este anularia a assimilação do cálcio pelo organismo. Gostaria de saber se o cálcio influi também na absorção de antioxidantes presentes em outros alimentos, como o licopeno do tomate e o resveratrol do vinho tinto."
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA

Não existem pesquisas que comprovem essa afirmação, segundo a nutricionista especializada em gastronomia Andréa Esquivel. Ela recomenda fazer uso constante de ervas e condimentos, que são a maior fonte de antioxidantes, para compensar eventuais perdas na combinação de alimentos.


Texto Anterior: Outras Idéias - Anna Veronica Mautner: O lado alegre da crise global
Próximo Texto: Ingrediente: Ostra é fonte de ferro, ômega 3 e vitamina B12
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.