São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunta aqui

Gases no estômago
"Quando como frutas, sofro com a formação de gases no estômago. Quase todas têm esse efeito, principalmente banana-prata e maçã. O que devo fazer?"
João Batista Vieira Pinto, Belo Horizonte, MG
A sensação de distensão do abdômen superior pode surgir em decorrência da deglutição do ar (aerofagia) ou da digestão inadequada de alguns alimentos ricos em fibras e carboidratos, como as frutas. Esses sintomas também ocorrem em algumas verminoses e em distúrbios da motilidade digestiva relacionados com idade, tendência genética e fatores externos, como mastigação insuficiente, alimentação em horário irregular e de má qualidade. "A mastigação adequada, a alimentação regular e a diminuição dos carboidratos da dieta podem melhorar os sintomas. Se persistirem, seu médico poderá prescrever remédios para facilitar a digestão", diz Ricardo Alvariz, gastroenterologista do Hospital Samaritano (RJ).

Pele firme
"Tenho 21 anos e gostaria de saber se posso usar cremes para manter a pele firme e evitar que novas estrias apareçam em meus quadris. Tenho medo das consequências do uso prolongado desses cremes."
Maíra Concistré, São Paulo, SP
"Não há inconveniente no uso prolongado desses cremes. Para a melhora das estrias, é fundamental controlar a alimentação e praticar exercícios físicos", diz Leonardo Abrucio Neto, da Beneficência Portuguesa (SP). Quem tem tendência a estrias deve manter a pele hidratada e evitar oscilar de peso. "Chega uma hora em que a pele não consegue mais acompanhar o "efeito sanfona". As fibras elásticas rompem-se, formando as estrias", adverte Malba Bertino, professora de dermatologia da Universidade Santo Amaro. Outra opção é usar cremes à base de vitamina C e óleo de semente de uva. "No inverno, ácidos como o retinóico ajudam a atenuar as estrias já existentes", diz Bertino.

Muito mate
"Gostaria de saber se a ingestão diária de chá-mate pode fazer mal à saúde."
César Mauricio, via e-mail
Dependendo da quantidade ingerida e de sua temperatura, o mate pode causar irritação na mucosa gástrica. Embora ainda não haja comprovação científica de efeitos nocivos do mate, a ingestão da infusão muito quente pode estar associada à alta frequência de casos de neoplasia de boca e esôfago nas populações que têm esse hábito. "Consuma mate com moderação e evite tomar a bebida muito quente", diz Luís Fernando Correia, chefe da emergência do Hospital Samaritano (RJ). "O consumo do mate só deve ser totalmente evitado por portadores de patologias em que há restrição à ingestão de potássio, como doenças renais e alguns tipos de cardiopatias", afirma Silvana Nardine, nutricionista da Beneficência Portuguesa.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Massagem alivia dor do bebê, do pai e do avô
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.