São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ingrediente

Peras são ricas em vitaminas e sais minerais

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Presente em feiras e mercados durante o ano inteiro, a pêra consumida no Brasil é praticamente toda importada da Argentina, do Chile e dos Estados Unidos. "A produção nacional está em torno de 20 mil toneladas, enquanto a da maçã é de 1 milhão de toneladas", compara Flávio Herter, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Clima Temperado.
A produção nacional -cerca de 10% do total consumido- se concentra nos Estados da região Sul, onde o clima seco e de invernos frios é mais propício a essa cultura. São três os tipos cultivados para fins comerciais: a pêra européia ou manteigosa, a oriental, japonesa ou asiática, e a híbrida entre as duas, chamada também de pêra d'água.



[...] A PRODUÇÃO NACIONAL DA FRUTA SE CONCENTRA NA REGIÃO SUL, ONDE O CLIMA É SECO E DE INVERNOS FRIOS


A "packham's triumph" e a "william's", conhecidas como "européias", são as preferidas dos consumidores. A primeira, de origem australiana, possui tamanho de médio a grande, casca amarelo-esverdeada e polpa creme, muito firme, suculenta e doce. A "william's", por sua vez, tem origem na Inglaterra e é a mais cultivada nos Estados Unidos. Sua polpa é branca, firme e aromática, e sua casca, delicada. Ambas amadurecem em fevereiro.
Originária da região do Cáucaso, a pereira selvagem pertence à família das rosáceas e originou cerca de mil variedades. Na Antigüidade, a pêra era considerada uma fruta superior à maçã. O escritor grego Teofrasto já discutia o cultivo da fruta em 300 a.C., enquanto Plínio, o Velho, descreveu 41 variedades conhecidas dois séculos mais tarde. O francês Luís 14, o Rei Sol, a tinha como uma de suas frutas preferidas.
A maneira tradicional de preservar essa fruta tão delicada é desidratá-la. Na cozinha, a pêra fresca faz ótimas combinações com ingredientes como amêndoas, vinho tinto, chocolate e baunilha. Na Itália, é comum consumi-la com pecorino ou parmesão, queijos salgados que contrastam com sua doçura.
Ricas em sais minerais como ferro e potássio, as peras também possuem boas quantidades de vitaminas C e do complexo B. Com 64 calorias em cada 100 gramas e alto teor de fibras, são indicadas para combater a prisão de ventre.


Texto Anterior: Outras idéias - Dulce Critelli: Exilados
Próximo Texto: Peras aromatizadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.