São Paulo, quinta-feira, 25 de março de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Hérnia e câncer
"Fui operada de hérnia de hiato há uns 30 anos, mas voltei a ter sintomas. Endoscopias anuais constataram outra hérnia de hiato. Se não tomo remédio, não durmo direito, porque a queimação é intensa. Tenho medo de que, com o passar do tempo, esse problema se transforme em câncer. Devo operar novamente?"

Virginia Strutz Piffer, São Paulo, SP

Segundo Roberto Rizzi, cirurgião do aparelho digestivo do hospital São Luiz (SP), é raro que um quadro de reincidência de hérnia de hiato evolua para câncer. "De preferência, o paciente com hérnia de hiato e refluxo gastroesofágico [queimação] deve ser tratado clinicamente, com reorientação alimentar, emagrecimento e medicamentos." Na maioria dos casos, esse tratamento leva à cura da esofagite (inflamação no esôfago). Se a esofagite persistir, Rizzi recomenda a cirurgia para evitar o refluxo e a inflamação. Geralmente, explica o médico, a cirurgia é realizada por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva e que apresenta bons resultados.

Jiló para emagrecer
"Ouvi dizer que jiló puro ou batido com água ou berinjela ingeridos em jejum ajudam a emagrecer e a perder barriga. É verdade? Há contra-indicações?"

Marilza Angela de Souza Marciano, São Paulo, SP

Não há comprovação científica de que algum alimento ou alguma combinação de alimentos ajude a emagrecer ou a reduzir medidas, afirma a nutricionista Claudia Cravo, do Hospital Samaritano (RJ). "Quem deseja perder peso deve controlar o que come e se submeter a um programa alimentar equilibrado e individualizado." Exercícios físicos também são importantes. Para emagrecer de forma saudável, o ideal é procurar profissionais como médicos, nutricionistas e especialistas em atividade física, orienta Cravo.

Reaplicação do filtro
"Uso filtro solar no rosto todos os dias e sempre ouvi dizer que é bom reaplicá-lo ao longo do dia. Gostaria de saber se é preciso lavar o rosto antes da reaplicação."

Fernanda Scandiuzzi Bichuete, Igarapava, SP

"O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas, pois ele não consegue permanecer na pele por períodos mais prolongados", diz a dermatologista Denise Steiner, diretora do departamento científico do Colégio Ibero-Americano de Dermatologia (Cilad). De acordo com a médica, o ideal é lavar o rosto antes de reaplicar o filtro. Se isso não for possível, porém, é melhor repassar o filtro mesmo sem a limpeza do que não fazer a reaplicação. O filtro deve ter FPS (fator de proteção solar) igual ou superior a 15. A pessoa deve aplicar uma quantidade suficiente para formar uma película espessa sobre a pele, explica Steiner, tomando o cuidado de cobrir toda a região do rosto e do pescoço, incluindo os lóbulos da orelha.


Texto Anterior: Alecrim
Próximo Texto: Outras idéias - Thereza Soares Pagani: As brincadeiras de rua na escola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.