São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dividir o quarto na casa dos pais

Eis uma questão campeã de dúvidas entre os pais. "Esse é o grande drama deles, principalmente com as meninas, porque são de uma geração em que dormir em casa com o namorado não era permitido", diz Silva.
Segundo dados da Mosaico Brasil, pesquisa nacional sobre sexo e afeto, 53% das mães deixariam tanto a filha quanto o filho transar em casa, em comparação com 44% dos pais.
Os especialistas são unânimes ao afirmar que a decisão cabe aos pais e que eles devem respeitar suas próprias crenças e limites.
Para Miguel Perosa, professor de psicologia da PUC-SP, a moral da família deve ser considerada. "Se a presença da namorada ou se a relação sexual dentro de casa ofende pai e mãe, não se deve permitir e deve-se dizer o porquê", diz.
Mara Pusch, da Unifesp, concorda. "É um direito dos pais querer ou não que o filho durma em casa com o namorado porque esse espaço é deles."
O psicólogo Ailton Amélio da Silva acha que é preciso esforçar-se para acompanhar os costumes, mas nos limites de cada um. "Se ficar muito constrangido, não deixe", diz.
Quando Júlia Padovani Campello, 17, estava namorando, seu pai, o tatuador Gilberto Campello, 44, descobriu que ela dormia na casa do rapaz sem pedir permissão. "Ela dizia que estava na casa da amiga ou da mãe", conta. Segundo ele, a mentira foi o que mais o aborreceu. "Se tivesse me perguntado, eu teria deixado. Não dá para prendê-la em casa", afirma.
Quando os pais estão indecisos, podem avaliar aspectos como a seriedade da relação, a intimidade com o namorado e a maturidade do filho ou da filha.
Para Silva, muitos jovens adiam a despedida para altas horas, achando que assim os pais terão que aceitar que o parceiro durma na casa -o que gera uma saia justa. Nesses casos, ele acha melhor falar que chegou a hora de o namorado ir para casa, com firmeza e polidez.


Texto Anterior: Eles só querem namorar
Próximo Texto: Viajar com o namorado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.