São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

EXCESSO DE PESO
"Tenho 1,61 m e peso 60 kg. Sou muito ansiosa e adoro comer "besteiras". Também como verduras, legumes e produtos diet e light, mas, mesmo assim, não perco peso. Um médico me indicou o cloridrato de fluoxetina. Conheço algumas pessoas para as quais essa substância realmente fez efeito: elas conseguiram emagrecer e controlar a ansiedade. Mas estou tentando há mais de três meses e não obtenho resultado. Gostaria que algum especialista falasse sobre meu caso."
KAROLINE CRISTINA DA SILVA

De acordo com o especialista em obesidade Amélio Godoy Matos, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), pesquisas comprovaram que a fluoxetina é um medicamento realmente eficaz no controle do hábito de "beliscar" guloseimas, associado à ansiedade. "Entretanto, temos de considerar outros aspectos, como a dose da medicação utilizada, a formulação -desaconselho o uso de produtos manipulados- e, principalmente, outros aspectos psicossociais da paciente. Diversos outros problemas de ordem psicoemocional podem afetar a resposta ao tratamento." Além disso, Matos ressalta que nem todas as pessoas respondem da mesma maneira aos medicamentos. "Eventualmente, outro remédio pode ser mais adequado ao seu caso. Assim, o mais aconselhável é voltar ao seu médico e conversar mais sobre o seu problema para tirar suas dúvidas", afirma.


PARTICIPE DO FOLHA EQUILÍIBRIO
Perguntas, críticas e sugestões para o caderno devem ser enviadas para a al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01202-900; fax 0/xx/11/3224-4261. E-mail: folhaequilibrio@uol.com.br


Texto Anterior: Outras idéias - Dulce Critelli: Ensinar a pensar
Próximo Texto: Ingrediente: Abobrinha fica mais saborosa nesta época do ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.