São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia-a-Dia - Em casa

Roupas de bebês precisam de cuidados especiais durante lavagem e secagem

Lavar a roupa de bebês exige uma atenção específica, pois, além de as peças serem mais delicadas, a pele do bebê é mais sensível às substâncias irritantes presentes em alguns materiais de limpeza.
De acordo com Angela Clara Corrêa, da Unire Desenvolvimento Humano, que oferece cursos para babás, a lavagem deve ser feita à mão, com movimentos circulares, sem esfregar as peças.
"A máquina de lavar geralmente não recebe os cuidados de higiene necessários -o correto seria fazer uma desinfecção mensal", afirma Corrêa, lembrando que muita gente usa o aparelho para lavar panos de chão, por exemplo. "Além disso, a máquina pode estragar as roupinhas", afirma. Se for preciso usar a máquina, diz, opte por água quente no enxágüe.
Os tipos de sabão mais recomendados são os de côco, neutros ou específicos para bebês, já que esses produtos contêm menos soda cáustica e não emanam perfumes fortes, que podem gerar alergias.
Deve-se dissolver o sabão na água e agitar a mistura até fazer espuma para, só então, lavar a roupinha. O enxágüe deve ser completo, mas não é bom torcer as roupas nem enxaguá-las em água corrente, já que isso pode deformá-las. Os amaciantes devem ser evitados. A secagem deve ser feita em um local arejado, à sombra. Por fim, aconselha-se passar as peças com ferro quente e guardá-las em um local limpo e fechado.


Texto Anterior: Colírios
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.