UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Contar carboidratos ajuda diabéticos

Vânia Delpoio/Folha Imagem
Em um quindim pequeno há apenas 8 g de carboidrato


VINICIUS CARRASCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um estudo realizado em 2002, com 22 pacientes, no Ambulatório de Diabetes do Hospital das Clínicas (SP), constatou que fazer a contagem dos carboidratos das refeições pode provocar uma melhora de 14% na taxa de açúcar no sangue. "A literatura aponta que uma redução de 5% já é significativa", diz a endocrinologista Karla Melo, do HC. Os carboidratos são de dois tipos: simples (açúcares e doces em geral, leites e derivados e frutas e sucos de fruta) e complexos (cereais e derivados, tubérculos e leguminosas). A contagem de carboidratos é recomendada desde 1994 pela Associação Americana de Diabetes, pois mais de 90% desses nutrientes se transformam em glicose (açúcar) circulante no sangue após as refeições. Pode ser feita por portadores de diabetes tipo 1, responsável por 10% dos casos da doença, que, em geral, se manifesta na infância ou na adolescência, e diabetes tipo 2, mais comum em adultos e associado a problemas como obesidade e sedentarismo.
Segundo a médica, uma dieta saudável possui 60% de carboidratos, e o limite diário varia segundo o sexo, o peso e o grau de atividade física exercido pela pessoa.
Para ensinar como contar carboidratos, o Nead (Núcleo de Excelência em Atendimento ao Diabético), do HC, está oferecendo um curso todas às terças-feiras, das 10h30 às 12h30. "O paciente aprende a fazer cálculos baseados nas informações dos rótulos das embalagens, na quantidade ingerida e nas tabelas com os carboidratos em medidas caseiras (colher de sopa, de chá, copo americano etc.), planejando sua alimentação", explica a médica. O aluno também recebe um livreto com tabelas contendo os mais diferentes produtos e a respectiva quantidade de carboidratos. Você fica sabendo, por exemplo, que um sanduíche de queijo quente possui 29 g de carboidratos, enquanto um Bic Mac tem 41 g.


Curso Aprenda a Contar Carboidratos: inscrições com Norisa, pelo telefone 0/xx/11/3066-7467. Quanto: R$ 25 e R$ 10 para pacientes do Hospital das Clínicas.

Há 99.922 enfermeiros no Brasil -aproximadamente 1 para cada 1.700 habitantes

Prevenção à Gardel
Bailar tango diariamente por cerca de 20 minutos pode prevenir doenças cardíacas, indica estudo realizado pela Fundação Favarolo (Argentina) com 11 homens e 11 mulheres com idade entre 48 e 60 anos, nenhum deles bailarino profissional. Dançar tango, segundo o estudo, equivale a fazer um exercício de intensidade leve ou moderada e gera a frequência perfeita para prevenir problemas no coração.

Rugas pós-botox
Pessoas que tomam injeções de botox podem desenvolver novas rugas como resultado do tratamento, sugere estudo do Weill Cornell Medical College, em Nova York (EUA). Essas pessoas, inconscientemente, recriam expressões faciais nas áreas onde os músculos foram paralisados pelo produto, o que faz com que outros músculos da face tentem compensar a paralisia, gerando novas rugas.

Fracasso de dieta
Segundo pesquisa com 600 pessoas em sete países europeus, apenas uma em cada cem pessoas consegue emagrecer e manter o peso. Dos entrevistados pelo instituto Datamonitor, 75% faziam regime ou haviam feito recentemente.

Rinite e hipertensão
Pesquisadores franceses descobriram que homens que sofrem de rinite possuem três vezes mais chance de ter hipertensão arterial se comparados aos que não possuem a doença. Possivelmente porque portadores de rinite costumam ter problemas respiratórios quando dormem, o que pode causar aumento da pressão arterial. A pesquisa foi realizada com 300 homens e publicada no "American Journal os Respiratory and Critical Care Medicine".

Para adolescentes
O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp abriu inscrições para o serviço de orientação nutricional gratuita a jovens com idade entre 10 e 19 anos. Informações pelo tel. 0/xx/11/5576-4360.


Texto Anterior: pergunte aqui
Próximo Texto: s.o.s família - rosely sayão: Pai que não tem persistência deve encontrá-la
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.