São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

Mau hálito
"Gostaria de obter informações sobre o tratamento do mau hálito. Tenho esse problema com dois de meus familiares. Um tem 20 anos, não fuma nem bebe, e o outro tem 12 anos. Ambos já passaram por tratamentos, mas o problema voltou. Mau hálito tem solução ou cura? Onde posso conseguir um tratamento que realmente dê resultado?"
M.O.L. (São Paulo)

Existem cerca de 60 causas distintas para o mau hálito, sendo que em mais de 90% dos casos sua origem está na cavidade bucal. Pode ser de ordem fisiológica, por razões locais ou sistêmicas e até mesmo por estresse. "Problemas relacionados ao estômago muito raramente interferem na condição do hálito alterado, o que é uma crença com pouca ou nenhuma evidência científica ou clínica", diz Eduardo Pedrazza Dutra, diretor-presidente da ABPO (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca). Para identificar a origem do mau hálito, é necessária uma avaliação que inclui exames e observação da cavidade bucal, além de análise do histórico médico e odontológico e dos hábitos do paciente. A ABPO oferece programas de prevenção e orientação de higiene bucal, assim como campanhas e outras ações gratuitas de caráter informativo sobre a halitose. Informações podem ser obtidas no telefone 0/xx/12/3913-3022.


Participe do Folha Equilíbrio - perguntas, críticas e sugestões para o caderno devem ser enviadas para a al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01202-900; fax 0/xx/11/3224-4261. Email: folhaequilibrio@uol.com.br

Texto Anterior: Outras idéias - Michael Kepp: Viagens improvisadas
Próximo Texto: Ingrediente: Cravo-da-índia tem ação bactericida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.