São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Choque no cotovelo

Não são apenas raios e tomadas que dão choque. Uma batida no cotovelo ou em outras articulações do corpo por onde passam nervos pode causar essa reação. "O nervo choca-se com duas superfícies duras -o osso sobre o qual ele passa e o objeto externo-, dando a sensação de choque", afirma o neurologista João Carlos Papaterra Limongi, do Hospital das Clínicas (SP).

Abóbora com cal

Para que os pedaços de fruta, como a abóbora, ganhem uma casquinha crocante nos doces em calda, é necessário um ingrediente especial: cal, aquela das lojas de material de construção. "A cal faz até bem; além de dar consistência ao doce, acrescenta cálcio à receita", explica o professor Rogério Vieites, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (Botucatu).

Cara de balão

Quase 70% do nosso organismo é composto por líquidos, por isso muitas vezes acordamos com o rosto inchado. "A postura faz com que haja uma retenção discreta de líquidos na parte superior do corpo enquanto dormimos; já durante o dia a tendência é que os líquidos acumulem-se nas pernas e pés", explica o neurologista Luciano Ribeiro Pinto Júnior, da Unifesp.



Texto Anterior: Poucas e boas: Testes prevêem perda de mobilidade em idosas
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.