São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Choques demais
"Várias vezes na semana eu tomo pequenos choques em situações distintas, como quando vou abrir o portão de metal, o carro ou ligar o chuveiro. Ou seja, sempre que toco em metais. Por que isso ocorre?"
Marco Luís Guimarães, Mandaguari (PR)

Há duas situações distintas. Na primeira, o choque é proveniente de descargas eletrostáticas. "Isso acontece quando o tempo está seco e a pessoa entra em contato com materiais que provocam carregamento eletrostático, como carpete, blusas de lã e revestimentos de bancos de carro", diz Mario Leite Filho, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, da USP. Há uma pequena descarga elétrica, acompanhada de um estalo. À noite, é possível ver o brilho da descarga. "Essas descargas não são perigosas, só assustam. Mas não há como evitá-las." O segundo tipo são choques causados pela rede de energia elétrica, como quando se toca no chuveiro ou na geladeira. Há um pequeno tranco e, caso a pessoa continue com a mão no local, sentirá um tremor. "Esses choques são perigosos e acontecem porque o isolamento da alimentação de energia elétrica foi rompido ou danificado." Eles podem provocar parada cardíaca e até matar a pessoa, caso não sejam interrompidos.

Ronco jovem
"Tenho 20 anos e me considero novo para já estar roncando. Gostaria de saber se existe algum tratamento. Será que a prática de esporte pode ajudar?"
Tiago Lacerda, São Paulo (via e-mail)

"A idade não influencia no aparecimento do ronco. Ele pode surgir em qualquer faixa etária", explica a médica Roxane Silva Catta Preta Netto, do Hospital Samaritano (RJ). A prática de esporte ajuda a combater o ronco, e há tratamentos eficazes. "Procure um otorrinolaringologista de sua confiança para conhecer as opções", diz Netto.

Primeiro dentista
"A partir de que idade devo levar meus filhos ao dentista? É verdade que não devo colocar açúcar nos sucos e no leite que eles tomam na mamadeira antes de dormir (um tem 2, e o outro, 4 anos)?"
Luiza Alvarez, Rio de Janeiro (RJ)

O açúcar deve ser evitado em toda a dieta do bebê, principalmente na mamadeira noturna porque o açúcar ingerido ficará a noite inteira na boca da criança, aumentando muito os riscos de cárie. "O ideal é não utilizar nenhum tipo de açúcar, além de fazer uma higienização com gaze e soro após as mamadas", recomenda a dentista Joyce Hohn. A idade ideal para iniciar as visitas é entre 2 anos e 2 anos e meio. "É importante a criança adquirir cedo o hábito de ir ao dentista e mostrar seus dentinhos", explica Hohn.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Qualidade de vida conta pontos no vestibular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.