São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinal amarelo para pais

1. Quando o filho sai para uma balada no sábado, e o pai olha diferente, comete um erro. Como ele está mais sensível, achará que a família o está condenando e que, se não passar, ele será culpado. Depois de uma semana puxada, o vestibulando precisa relaxar.

2 Que o pai não fique lembrando que entrou no vestibular na primeira tentativa. A auto-estima do filho vai para baixo. Filho não é xerox do brilho dos pais.

3. Este é um ano infernal. É preciso reconhecer o esforço do filho e saber acalmá-lo, elogiá-lo quando ele se mostrar mais sensível. Quando estiver exausto, prestes a jogar a toalha, é recomendável animá-lo. Uma palavra de incentivo dos pais pode valer muito mais que horas na terapia.

4. Nada de dizer o quão orgulhoso ficará se o filho passar porque, se isso não acontecer, ele se lembrará dessa frase e se sentirá ainda mais fracassado. Que a família deixe para falar em orgulho depois que ele passar.

5. É preciso lembrar sempre quem é que faz a escolha da carreira. A melhor para os pais pode não levar à felicidade do filho.

6. Nada de ameaças do tipo "se você não passar, não pago mais cursinho". É aconselhável transmitir segurança, tranquilidade e garantia para que ele saiba que, se algo sair errado, os pais darão apoio no ano seguinte.



Texto Anterior: Tire mais proveito do estudo
Próximo Texto: Alecrim: Os tapas são deliciosos, e a bebida mata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.