São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecodesfiles despertam consciência ambiental

Está previsto para hoje à noite (29/7), em São Paulo, o desfile idealizado pela empresa de educação ambiental Ecocê, em que materiais recicláveis como plástico, tampinhas, sacos e até chips de computador darão forma a roupas ecologicamente corretas, porém nem sempre comercialmente viáveis.
"Nosso lema é "nada é lixo, tudo é matéria-prima" e o foco do desfile é a educação ambiental pela reutilização dos materiais, principalmente em algo que está diretamente relacionado à cultura: a moda", afirma o idealizador e proprietário da Ecocê, Jeff Fernandes, que, com o estilista Xarlô, desenvolveu os "looks" que serão apresentados no desfile.
Concebida pela jornalista de moda Danielle Ferraz (e mais duas sócias), em parceria com o Instituto Akatu, a marca "Chic É Ser Consciente", cuja primeira coleção deverá estar nas lojas em abril do ano que vem, vai transformar roupas doadas e "deixá-las não com um aspecto de roupa de brechó, mas com cara de roupa nova", diz Ferraz.
Enquanto os "looks" prêt-à-porter com apelo ecológico chegam aos poucos às lojas e às passarelas, estudantes de moda começam a ser incentivados a desenvolver coleções com esse viés. Na Universidade do Estado de Santa Catarina, estudantes apresentarão, como trabalho de conclusão da graduação, modelos no 1º Veg Fashion, desfile integrante do 36º Congresso Vegetariano Mundial, que ocorre entre os dias 8 e 14 de novembro, em Florianópolis.
Em Campinas (SP), o Ecological Fashion Awards vai premiar com R$ 7.000 o estudante de moda que melhor responder aos quesitos comercialização, viabilidade e beleza, no desfile de ecocoleções que acontecerá em setembro (ainda sem data definida).


Ecodesfile no Urbano Club, r. Cardeal Arcoverde, 614, São Paulo (SP), tel. 0/xx/11/7123-3662; 1º Veg Fashion - Moda Sem Crueldade, em Florianópolis (SC), tel. 0/xx/11/5548-4011; Ecological Fashion Awards, tel. 0/xx/19/9603-3655 ou www.ecofashionawards.com.


Texto Anterior: Guarda-roupa consciente
Próximo Texto: Alternativa aos reciclados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.