São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Caspa persistente
"Tenho 21 anos e, aos 15, comecei a ter caspa. Uma dermatologista me disse que é dermatite seborréica e que posso lavar meu cabelo todo dia com xampu comum, pois não faz mal. Já outro dermatologista me disse que lavar o cabelo todo dia com xampu é prejudicial. O que faço?"
Alexandre Diegas, Mogi Mirim, SP

A dermatite seborréica, popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se pela descamação da epiderme, camada mais superficial da pele, explica o dermatologista Murilo Drummond, da Academia Americana de Dermatologia. "É importante usar xampus adequados; muitas vezes, há a necessidade de alternar, na mesma semana, dois ou três xampus, que devem ser escolhidos com a ajuda do dermatologista", diz o médico. O paciente pode lavar o cabelo diariamente, desde que use água fria ou morna e que massageie o couro cabeludo com leveza para evitar mais descamação.

Menos olfato e paladar
"Há aproximadamente cinco anos, venho perdendo o olfato -mais acentuadamente- e o paladar. Qual a origem desse distúrbio? É possível reverter esse quadro? Qual especialidade médica devo procurar?"
José Carlos Dealis Rocha, Campinas, SP

A perda progressiva do olfato pode ter várias causas, entre as quais obstrução das vias respiratórias nasais por desvio do septo, alergia e pólipos. "Como há uma relação entre olfato e paladar, é comum ocorrer também um comprometimento do segundo, geralmente menos intenso", diz o otorrinolaringologista Renato Abissamra, do pronto-atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). Dependendo da causa, o quadro pode ser revertido. O especialista mais indicado para tratar o problema é o otorrino.

Solução para o suor
"Li uma reportagem sobre a relação entre câncer de mama e desodorante antitranspirante. Coincidência ou não, meu médico pediu que eu evitasse esse produto, mas eu sofro com o forte odor do suor. O que devo fazer?"
Tatiana, Rio de Janeiro, RJ

Segundo a mastologista Patrícia T. V. de Melo, da Beneficência Portuguesa (SP), não há estudos científicos que comprovem a relação entre câncer de mama e desodorantes antitranspirantes. Esses produtos, porém, não são a única opção para evitar a bromidrose -odor desagradável do suor. É recomendável usar roupas leves, de algodão, procurar ficar em ambientes frescos e evitar banhos muito quentes, diz o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, também da Beneficência. O tratamento, que deve ser feito sob orientação de um dermatologista, inclui ainda sabonetes anti-sépticos e produtos de uso local com antibióticos.


Texto Anterior: Alecrim: Proteção extra para as vias respiratórias
Próximo Texto: Outras idéias - Michael Kepp: Em briga de marido e mulher...
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.