São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Alimentos para crianças têm rótulos confusos

Bolinhos e achocolatados estão entre os alimentos industrializados mais comuns nas lancheiras de crianças. Apesar disso, as informações nutricionais nas embalagens de grande parte desses produtos são baseadas em uma dieta de 2.000 calorias diárias -que é a recomendação para um adulto.
Essa foi uma das conclusões da análise de rótulos de 18 bolinhos e 24 achocolatados prontos realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em parceria com a nutricionista Renata Maria Padovani, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Com esse tipo de informação, fica mais difícil calcular quantas calorias a criança está consumindo. As necessidades diárias infantis são de 1.050 calorias até os três anos, 1.450 calorias entre quatro e seis anos e 1.750 entre sete e dez anos. O ideal, segundo os responsáveis pela análise, seriam rótulos com informações baseadas nesses valores diários.

Eventos no Dia de Combate à Aids
No Dia Mundial de Combate à Aids, 1º/12, o Sesc São Paulo e a Agência de Notícias da Aids realizam eventos culturais voltados à conscientização da população sobre a doença. Estão programados show de música em homenagem ao cantor Cazuza, palestra da escritora Valéria Polizzi e exposição de cartuns abordando a prevenção. A palestra será às 11h e o show, às 16h (com reapresentação no dia 2/12), no Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, São Paulo).

O poder do bíceps e da cintura fina
Cintura fina e bíceps musculosos são indicadores mais precisos de menor risco de de morte em homens do que o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). A conclusão é de um estudo realizado no Reino Unido com mais de 4.000 homens entre 60 e 79 anos. Os pesquisadores da University College Medical School, de Londres, observaram que, em seis anos, a menor taxa de mortalidade ocorreu entre os participantes que tinham a medida da cintura menor do que 102 cm e massa muscular nos braços acima da média.

Palestra gratuita sobre antibióticos
Hoje, das 15h às 17h, o Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos (r. Borges Lagoa, 1.450, Ibirapuera, São Paulo) promove a palestra gratuita "Antibióticos: Saber Usar para Melhor se Beneficiar", abordando os riscos provocados pela automedicação, o problema do aumento da resistência das bactérias e os cuidados que devem ser tomados na utilização desse tipo de remédio. Informações e inscrições: 0/xx/11/5080-4350 e 0/xx/11/5080-4127.

Aula de culinária sobre ceia de Natal
Dia 4/12, das 14h às 16h30, José Barattino, chef do hotel Emiliano (São Paulo), dará uma aula gratuita ensinando a preparar uma ceia de Natal com ingredientes da culinária portuguesa, no 8º Curso de Gastronomia Gallo. A aula será no Atelier Gourmand (r. Bela Cintra, 1783, São Paulo). Vagas limitadas. Inscrições: 0/xx/11/ 3063-0477, com Mariana Correia.

Encontro aborda hepatites virais
Com aulas e palestras gratuitas sobre a hepatite C, a ONG "C Tem Que Saber C Tem Que Curar" realiza, no dia 1º/12, o 5º Encontro Estadual de Hepatites Virais, na cidade de São Manuel (SP). Para participar do encontro, é preciso levar um quilo de alimento não perecível (com exceção de sal). Inscrições no site www.ctemquesaber.com.br


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Rosely Sayão: O mundo pela janela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.