São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Gulodice real
Quando, ao chegar da América, exploradores franceses decidiram presentear o rei Luís 14 com abacaxis, certamente não imaginavam que haveria consequências legais. Guloso, o monarca não teve dúvida: deu uma grande mordida em um abacaxi, mas sem tirar a casca, e acabou machucando os lábios. Após esse incidente, Luís 14 baixou um decreto proibindo a comercialização de abacaxis em toda a França, sob a alegação de que a fruta era indigesta.

D. Melitta, esposa exemplar
Um marido exigente, uma esposa criativa e pronto: assim nasceu o precursor dos filtros de papel para café em 1908, na Alemanha. Na tentativa de agradar o marido, que sempre reclamava das variações no sabor do café, a dona-de-casa Melitta Bentz fez vários furos no fundo de uma caneca de latão, cobriu com um pedaço de papel mata-borrão e usou a engenhoca para coar o café, substituindo o mata-borrão sempre que fazia um cafezinho novo.

Do laboratório para a cozinha
Se tivesse percebido o potencial de sua invenção, o químico inglês James Dewar provavelmente teria enriquecido. Por volta de 1882, ele criou a garrafa térmica com o objetivo de armazenar, em baixa temperatura, os gases líquidos que usava em suas experiências de laboratório. Anos mais tarde, já no início do século 20, o alemão Reinhold Burger "reinventou" a criação de Dewer, reduzindo o tamanho da garrafa e lançando-a como utensílio doméstico.

Chiclete do passado
Engana-se quem acha que mascar chicletes é um costume recente. Já na Antiguidade, povos que habitavam a região do Mediterrâneo, na Europa, mastigavam resina de aroeira para limpar os dentes. Já os nativos da península de Yucatán (México) e de parte da América Central mascavam e chamavam de "chicle" a resina de uma árvore conhecida em espanhol como "sapodilla", dando origem à palavra chiclete.


Texto Anterior: Na mesa: Gostosa, requintada, cheia de qualidades
Próximo Texto: Quem se dedica a um hobby é felizardo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.