Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Turismo e estudo

Cresce o número de famílias que combinam, no mesmo roteiro de viagem, férias e cursos de intercâmbio

Lucas Lima/Folhapress
Marlene Araújo e sua filha Flávia Lino: curso em dose dupla
Marlene Araújo e sua filha Flávia Lino: curso em dose dupla

WAGNER ROQUE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A psicóloga Marlene Araújo, 59, e sua filha, a dentista Flávia Lino, 35, de São Caetano do Sul, no ABC paulista, viajaram para a Espanha em janeiro de 2011. Foram em férias para a cidade de Alicante, situada às margens Mar Mediterrâneo, onde também estavam matriculadas em um curso de espanhol.

"À noite e, nos fins de semana, saíamos para visitar cidades vizinhas na companhia de amigos que conhecemos há nove anos, quando percorremos o Caminho de Santiago de Compostela", diz Marlene. "Durante o dia, estudávamos em turmas e horários diferentes e fazíamos passeios independentes, com colegas de classe."

Com essa flexibilidade, o curso foi produtivo e a viagem, divertida. Não foi a primeira vez que as duas viajaram para estudar e passear. Em 2008, cursaram inglês em Vancouver, no Canadá, e incluíram Toronto no roteiro turístico.

Histórias como a de Marlene e Flávia não são incomuns. As viagens de intercâmbio que incluem o roteiro dos sonhos da família têm se revelado uma tendência.

"Em geral, as pessoas preferem países que têm forte apelo turístico e conceituados cursos de idiomas", diz Márcia Mattos, gerente da STB (Student Travel Bureau). Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Espanha e França estão entre os destinos mais procurados.

Há oferta de cursos, roteiros e programas para os mais variados perfis de viajante. Confira ao lado e na págs. 10 e 11 os principais roteiros de algumas agências.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.