Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nutrição dos animais é um dos focos do zootecnista

JÁ O MÉDICO- VETERINÁRIO CUIDA DA SAÚDE DOS BICHOS

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem quer trabalhar com animais costuma ficar em dúvida entre duas carreiras -veterinária e zootecnia.

A última engloba áreas da agronomia e da medicina veterinária. É focada na criação e no desenvolvimento dos produtos derivados dos animais (carne, ovos, leite).

O veterinário cuida da saúde, da prevenção e do tratamento de doenças. Dá assistência clínica e cirúrgica a animais de todos os portes. "Eu sabia que queria mexer com animais, fui pesquisar e escolhi zootecnia porque não gostaria da parte clínica, queria aprender como criá-los, a parte da reprodução e da nutrição", conta Henrique Luís Tavares, 35.

Hoje, é o responsável por desenvolver a alimentação dos bichos do zoológico de São Paulo. "Meu objetivo é ajudar os animais a terem um crescimento e uma vida saudáveis. Misturo alimentos para produzir rações específicas para cada fase da vida deles."

Quando um animal apresenta um problema, seja doença ou até mesmo o risco de extinção, zootecnistas e médicos-veterinários entram em ação conjuntamente.

"No caso de um animal enfermo, uma nutrição adequada pode melhorar a doença e até curar. Para crescer o potencial reprodutivo, também fazemos uma nutrição específica para aumentar o nível de espermatozoide de um macho e de ovulação de uma fêmea", conta Tavares.

Há outros casos em que os profissionais das duas áreas podem atuar em parceria. Atualmente, muitos zootecnistas trabalham no cuidado da saúde de rebanhos, que envolve vacinação, inseminação e alimentação.

O intuito é aumentar a produtividade e a rentabilidade das atividades econômicas que envolvem os animais.

O veterinário também pode trabalhar no controle de qualidade de produtos de origem animal e no de pragas ambientais, por exemplo.

(FK)

O ZOOLÓGICO DE SP
Único do mundo que possui sua própria fábrica de rações, segundo Henrique Luís Tavares. Nela, são misturados os alimentos de acordo com a necessidade de cada animal

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.