Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mecânico desenvolve motor e ferramenta

ENGENHEIRO MECATRÔNICO CRIA SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO

CAROLINA DE ANDRADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O principal objeto de estudo da engenharia mecânica é o movimento. O curso forma profissionais que poderão trabalhar em qualquer indústria, projetando motores, equipamentos e ferramentas.

Já engenharia mecatrônica alia conhecimentos de mecânica, de eletrônica e de computação. Algumas das principais áreas são robótica e projeto de sistemas que permitem que um equipamento funcione automaticamente.

Jonas Lucchesi, 23, no último ano de engenharia mecatrônica na Poli-USP, diz ter se interessado pelo curso na adolescência, atraído pela possibilidade de trabalhar fazendo robôs. Na universidade, viu que a mecatrônica era muito mais abrangente. "Quando entrei, não tinha ideia de coisas como programação, controle e fabricação."

Segundo Antonio Wagner Forti, coordenador de engenharia mecânica da Unesp de Guaratinguetá, o curso tem como foco "projetos mecânicos de um modo geral, sem muita aplicação da parte eletroeletrônica e computacional", caso da mecatrônica.

De acordo com Marcelo Augusto Alves, professor da Poli-USP, a mecatrônica dá ênfase maior à automação, enquanto o aluno de engenharia mecânica aprende a lidar com outros tipos de sistema, como motores.

O candidato deve ficar atento porque, dependendo da faculdade, o curso de engenharia mecatrônica leva o nome de engenharia de controle e automação.

ELÉTRICA LIDA COM DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

Os cursos de engenharia elétrica e de eletrônica possuem muitas semelhanças e não é raro que o profissional formado em uma dessas áreas atue na outra.

O engenheiro eletricista pode trabalhar na criação de sistemas de geração e distribuição de energia. Além disso, aprende conteúdos básicos de eletrônica analógica e digital para, por exemplo, conseguir implementar sistemas de energia controlados eletronicamente.

As áreas de estudo e de atuação para quem cursa engenharia elétrica são diversas, dependendo da habilitação ou ênfase escolhida pelo aluno durante a graduação.

MECATRÔNICA
Em algumas instituições, é uma ênfase de engenharia mecânica. Já a elétrica deu origem a outras engenharias, como a de computação e de telecomunicações

ELETRÔNICA
Trabalha com o desenvolvimento de sistemas eletrônicos analógicos ou digitais, em especial os chamados sistemas embarcados (equipamentos inseridos em outros aparelhos para controlá-los ou dar-lhes certas funções).
Em muitos casos, é uma das ênfases do curso de engenharia elétrica, como acontece na Poli-USP

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.