Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cientista da computação atua no campo teórico

JÁ O ENGENHEIRO CRIA PEÇAS E SISTEMAS OPERACIONAIS PARA OS COMPUTADORES

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os cursos relacionados à computação são tantos que quem vai prestar vestibular precisa ficar atento às diferentes nomenclaturas.

Vinícius Pasqualini Carvalho, 21, pensava em ciência da computação, mas optou por sistemas de informação, também ligado à programação.

Este curso tem caráter aplicado. Habilita o aluno a desenvolver sistemas, especialmente para ambientes empresariais e de negócios. Por exemplo, um sistema de computador que permita controlar o estoque.

Além das disciplinas de computação, a grade de sistemas de informação inclui matérias de administração e de empreendedorismo.

Engenharia da computação, por sua vez, tem como foco o projeto de sistemas computacionais, tanto hardware quanto software -ou seja, além de programação, ainda pode trabalhar com a parte física do computador.

O engenheiro de computação poderá atuar no setor industrial ou de serviços, inclusive no desenvolvimento de sistemas e de aplicativos para celulares e tablets.

Já a graduação em ciência da computação tem caráter mais teórico e, muitas vezes, seu campo de trabalho está no meio acadêmico.

"O que diferencia o cientista da computação é o fato de que, na sua formação, ele tem contato com formulações mais abstratas dos fundamentos do software", afirma Orlando de Andrade Figueiredo, da Unesp de Rio Claro.

A semelhança entre sistemas de informação e ciência da computação identificada por Vinícius de fato existe.

"A ciência da computação é a 'matéria mãe' para sistemas de informação e engenharia da computação", explica César Augusto Cardoso Caetano, coordenador da graduação de sistemas de informação da Fiap.

Os três cursos compartilham algumas disciplinas básicas, como programação, cálculo e projeto de redes de computadores.

O professor resume. "Se você pegar a ciência da computação e encaminhá-la mais para o hardware, está indo mais para engenharia da computação. Se navegar mais para soluções lógicas de desenvolvimento de software, você está mais na praia de sistemas de informação."

(CAROLINA DE ANDRADE)

GRADUAÇÃO
Sistemas de informação aproxima-se do tradicional curso técnico em análise de sistemas, embora mais aprofundado

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.