Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bairros se proliferam sem amparo legal

DE SÃO PAULO

São Paulo tem cerca de 2.500 bairros dentro de 96 distritos. O número aferido pela prefeitura, porém, é informal, já que não existe uma lei que determine os critérios para a organização de um bairro.

Até 1992, a cidade era ordenada em dez distritos e 48 subdistritos, com base numa divisão feita pelo governo do Estado. Só na gestão da prefeita Luiza Erundina (1989 a 1992), o município ganhou a divisão administrativa mais precisa, em 96 regiões.

Dentro de cada distrito, porém, surgiram novos bairros -hoje, a média é de 26 em cada um dos 96.

Segundo especialistas, a divisão administrativa é importante não só para a distribuição de orçamento para serviços essenciais, mas para a entrega das correspondências. Por isso, os Correios se baseiam nos dados da prefeitura para entregá-las.

A professora da PUC Aldaiza Sposati, idealizadora da divisão válida até hoje, diz que a inexistência de regras causa confusão.

"Os bairros surgem a partir de loteamentos, comprados ou invadidos, e os nomes são dados pelas suas comunidades, mas não se sabe qual é o critério para definir um bairro", diz.

No oposto, exemplos de organização nesse sentido são Londres e Paris. "Cada bairro tem que ter um núcleo de serviços centrais", diz, ao se referir aos "arrondissements" (distritos) parisienes.

Lá, a divisão foi pensada como uma espiral, desenvolvendo-se no sentido dos ponteiros do relógio.

Aldaiza explica que São Paulo se dividiu ao longo dos anos seguindo a lógica administrativa de Portugal, com suas chamadas freguesias. "Um resquício desse período está na zona norte, a Freguesia do Ó", afirma.

A lógica dos distritos nem sempre é respeitada pelo mercado imobiliário -é comum Vila Sônia ser trocada por Morumbi nas propagandas de empreendimentos. No Itaim Bibi, o bairro Brooklin ganhou vizinhos xarás (Brooklin Novo, Brooklin Paulista).

Quanto mais distante do centro, maior é a fragmentação. O Jardim São Luis e seus 98 bairros é hoje o distrito mais retalhado. Os menos são Pari e Brás, ambos se dividem em dois bairros cada um.

(GBJ)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.