Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Carlismo light' derrota PT em Salvador

Vitória de ACM Neto marca volta ao poder do grupo político que controlou a Bahia durante 30 anos nas últimas 4 décadas

Demista se equilibrou entre os admiradores do avô e os que esperam visão mais moderna de administração pública

FÁBIO GUIBU
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR
NELSON BARROS NETO
DE SALVADOR

A vitória de ACM Neto, 33, do DEM, em Salvador, marca o retorno ao poder do grupo que controlou a Bahia por 30 anos nas últimas quatro décadas, sob o comando do seu avô, o senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).

Eleito com 54% dos votos, ACM Neto derrotou Nelson Pelegrino (PT), que teve 46%.

O democrata venceu pregando na campanha uma espécie de "carlismo light", versão repaginada do estilo duro de governar do senador -e relembrando o "Lulinha paz e amor" criado pelo publicitário baiano Duda Mendonça, em 2002, para atenuar a rejeição do ex-presidente Lula em setores da sociedade.

O democrata usou a insatisfação da população com trânsito, violência e sujeira nas ruas, além das greves de PMs e professores, no governo Jaques Wagner (PT), para criar entre eleitores o desejo por um político de decisão.

Assim, precisou equilibrar-se entre os admiradores de seu avô e os que esperam dele uma visão moderna de gestão. "Não adianta essa especulação (...) de carlismo para cá, carlismo para lá. A gente tem que honrar e homenagear o passado, mas olhar para o futuro", disse o eleito.

ACM Neto dedicou a vitória ao avô e disse que saía do palanque "naquele momento". "A partir de hoje, vamos precisar ter uma relação harmônica com os governos federal e estadual."

Na cidade com o maior número de afrodescendentes do Brasil, a vice-prefeita é a professora Célia Sacramento (PV), negra, escolhida para contrapor críticas de que o DEM é contra as cotas raciais.

SOBREVIDA

A vitória do democrata oferece sobrevida ao partido, ameaçado por derrotas nos últimos anos. Também impede que o PT, que já governa o Estado, administre a capital, que tem o terceiro maior colégio eleitoral do país.

Após o fim da apuração, Pelegrino disse, com os olhos marejados, que as greves da PM e dos professores "tiveram influência grande no processo". "[ACM Neto] se aproveitou de uma conjuntura e se beneficiou dela."

Estratégica para 2014, a cidade recebeu na campanha a visita de Lula e de Dilma, que chegou a falar na "obrigação" de vencer a eleição.

Para se manter vivo, o DEM abriu os cofres em Salvador -foram R$ 3,75 milhões em doações, até a última prestação de contas. E o presidente do DEM, José Agripino Maia, já fala em aliança com PSB e PSDB na eleição presidencial.

ACM Neto substituirá João Henrique (PP), que tem 75% de rejeição, segundo o Ibope.

-

45
anos após ACM assumir a Prefeitura de Salvador, ACM Neto vence a eleição na cidade para o ocupar o mesmo cargo do avô

PELOTAS Aos 27 anos, Eduardo Leite (PSDB) é eleito prefeito da cidade gaúcha, conquistando mais de 110 mil votos contra 83 mil do petista Fernando Marroni

ANTES DO TEMPO Sites piratas imitando portais de notícias publicaram a morte do prefeito de Manaus (AM), Amazonino Mendes (PDT), na noite do último sábado (27)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.