São Paulo, Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inadimplência é a maior queixa de pais e escolas

da Equipe de Trainees

Um dos principais sinais da falta de dinheiro que está tirando alunos da rede particular é a inadimplência: em 1998, todos os meses, cerca de 10% dos pais atrasaram ou não pagaram as mensalidades.
A Associação Intermunicipal de Pais e Alunos (Aipa) hoje praticamente só atende casos de inadimplentes. De acordo com o presidente, Mauro Bueno, a maioria pede a liberação de documentos de transferência retidos nas escolas.
O diretor-tesoureiro do Sieeesp (sindicato das escolas particulares), Benjamin Ribeiro da Silva, diz desconhecer essa retenção, que é ilegal. Mas, anualmente, a Aipa resgata na Justiça cerca de 600 documentos de alunos em débito.
Para tentar se defender da alta taxa de inadimplência, o Sieeesp fez um convênio pelo qual os colégios podem aceitar cartão de crédito no pagamento da mensalidade.
Bueno diz que a opção pode ser ruim para os pais, que passam a ser cobrados por uma instituição financeira e podem ter problema de crédito se atrasarem o pagamento.
A previsão, segundo Ribeiro, é que de 5% a 6% dos pais terminem este ano em débito. Em novembro, esse índice chegou a 4%. (CG e NM)


Texto Anterior: Educação: Particulares perdem alunos
Próximo Texto: Estudar fora pode ter passagem a US$ 25
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.