São Paulo, Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce filão da aposentadoria privada

da Equipe de Trainees

O setor de previdência privada aberta (para pessoas físicas) experimentou nos últimos anos um crescimento sem precedentes: a receita dos planos saltou de R$ 281.815 em 93 para R$ 2.358.472 até setembro de 98.
A instabilidade econômica gerada pela livre flutuação do câmbio pode pôr em risco esse "boom", revelado pela Anapp (Associação Nacional de Previdência Privada).
Segundo Ricardo Pólito, vice-presidente da Anapp, é cedo para avaliar o impacto da mudança cambial sobre o setor, mas não para dizer que um aumento da inflação diminuiria o interesse por esse tipo de investimento.
O especialista em previdência Helmut Schwarzer, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), considera difícil prever as consequências, mas alerta para o impacto do câmbio sobre a rentabilidade dos fundos.
Típica de classe média, a complementação de aposentadoria tornou-se mais atrativa depois da reforma da previdência, aprovada pelo Congresso em novembro de 98. Isso porque se criou um ambiente de incertezas, na análise de Schwarzer.
Para ele, "a classe média não confia na capacidade do sistema de previdência social para garantir uma aposentadoria segura".
São 83 as entidades de previdência privada aberta no Brasil, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados).
A principal vantagem desse tipo de investimento é que pode ser abatido do imposto de renda.
O problema de credibilidade, segundo Schwarzer, não tem solução, pois não há como ter certeza de que os fundos continuarão rentáveis até que o cliente se aposente.
Ele sugere a criação de uma agência nacional de supervisão do setor de previdência privada, para centralizar a regulamentação, "que está muito pulverizada".(JM)


Texto Anterior: Sistema público de saúde vira alternativa para a classe média
Próximo Texto: Cultura nos tempos da crise
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.