São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Dirceu, polarização entre PT e PSDB favorece democracia

EM SÃO PAULO

Ao citar ontem uma "polarização" nacional entre PT e PSDB, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, aproveitou para ironizar os ataques tucanos e dizer que petistas e governo federal saem fortalecidos das eleições municipais.
Dirceu ainda lançou o senador Aloizio Mercadante como o nome do PT de sua preferência para concorrer ao governo de São Paulo em 2006 e disse estar convicto da vitória de Marta Suplicy (PT).
Ontem, queixando-se de uma virose, Dirceu passou a contra-atacar as acusações tucanas de que o governo e o PT possuem um viés autoritário, assim que chegou ao local de votação.
"O governo Lula deu certo, então eles [os tucanos] inventaram um factóide, que é essa coisa da democracia, que é uma mentira deslavada. Nós temos de agüentar essa insolência tucana." Rotulou a acusação como um "factóide grave" e uma "infâmia dos tucanos".
Logo em seguida, ironizou o governador Aécio Neves (PSDB-MG), que falou em "intervenção" petista nas eleições: "Coitadinho, estou morrendo de dó dele [Aécio]. Vamos fazer uma estátua pra ele, o ingênuo Aécio Neves".
Apesar das críticas aos tucanos, Dirceu disse que a "polarização" nacional entre PT e PSDB faz bem à democracia. "O país caminha para ter dois grandes partidos, o PT e o PSDB. Isso é bom para a democracia."
Para ele, tanto o PT como o governo federal saem vencedores no pleito de ontem. Dirceu, porém, reconheceu que a oposição e a imprensa fazem críticas construtivas aos "erros" do governo federal.
Ao final, anunciou seu apoio a Mercadante em 2006. "Eu já disse ao Mercadante que ele é o candidato que tem as melhores condições." (EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Ministros pedem discrição em campanha pró-Marta
Próximo Texto: Maluf pode afastar eleitores, diz Suplicy
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.