São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004 / GRANDE ABC

Apoio de Lula não conseguiu alavancar candidatura de petista

Em Santo André, prefeito vai a 2º turno equilibrado contra PSDB


PSB bate Vicentinho no 1º turno no berço do PT

DO "AGORA"

Nem o voto declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece ter sido suficiente. Com 76,41% dos votos, o atual prefeito Willian Dib (PSB) deixou para trás, em São Bernardo do Campo, o seu adversário Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), com 22,85%, e obteve a vitória no primeiro turno, com 99% das urnas da cidade apuradas.
A cidade é símbolo do Partido dos Trabalhadores. Foi lá que a sigla nasceu, no final dos anos 70. Mas somente uma vez a legenda conseguiu eleger um prefeito em São Bernardo: em 1988, com Mauricio Soares. Logo depois, porém, ele rompeu com o partido.
Lula ontem votou em São Bernardo, ao lado de Vicentinho.
Durante toda a campanha deste ano, Dib se manteve à frente nas pesquisas eleitorais. O prefeito conseguiu o apoio de 21 partidos, deixando os adversários isolados.
Ontem, mesmo antes de votar, o prefeito disse estar confiante em uma vitória e criticou o concorrente. "A história de construção do meu adversário é negativa. Ele nunca fez nada pela cidade."

São Caetano do Sul
José Auricchio Júnior (PTB) foi eleito ontem prefeito de São Caetano do Sul (ABC). Com 99,67% das urnas apuradas, o petebista tinha 46,44% dos votos válidos (43.836) contra 32,17% do petista Hamilton Lacerda (30.371). Auricchio teve o apoio do atual prefeito da cidade, Luiz Tortorello, no poder há oito anos.
A cidade tem outra mudança importante nas eleições: teve o número de vagas na Câmara de vereadores reduzido pela nova regra do TSE, de 21 para só 11 novos vereadores.

Santo André
Já em Santo André, a disputa foi para o 2º turno equilibrada. O prefeito da cidade, João Avamileno (PT), que obteve 46,4% dos votos, enfrentará Newton Brandão (PSDB), com 42,3%.
Avamileno -que assumiu o cargo no lugar de Celso Daniel, assassinado em 2002- chegou para votar às 9h34 acompanhado pela vice na chapa, Ivete Garcia e o deputado federal Professor Luizinho (PT). Brandão votou à tarde na no centro de Santo André. Disse ser certa sua vitória no 2º turno contra o petista.
O candidatos em Diadema (ABC) José de Filippi Jr. (PT) tinha 45% contra 48% de José Augusto da Silva Ramos (PSDB) ontem, com 90% de votos apurados.


Texto Anterior: Em SP, 194 pessoas são detidas acusadas de fazer boca-de-urna
Próximo Texto: Guarulhos: Elói Pietá derrota candidato do PV e se reelege no primeiro turno
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.