São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPORTUNIDADES NO GLOBO

Cardápio de rotas abre mais opções para expatriados

Países emergentes ganham poder de atração

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O menu de países que entraram na rota global de negócios hoje serve ao "executivo do mundo" mais destinos para os brasileiros com apetite para transpor fronteiras.
Em paradas clássicas, como Estados Unidos e Europa, e emergentes, como algumas regiões da Ásia e da África, multinacionais estrangeiras e brasileiras em fase de expansão internacional salpicam profissionais brasileiros. "A tendência é não expatriar apenas para a matriz mas também para os lugares em que a empresa possui operações", explica o consultor Luiz Carlos Cabrera, da FGV-Eaesp e PMC & A. O lugar, é claro, ainda preocupa o executivo brasileiro, que não é tão "móvel" quanto o norte-americano, afirma Rodrigo Araújo, sócio da consultoria Korn/Ferry. "Quando vai discutir uma oportunidade, a primeira coisa que o brasileiro pergunta é "Onde é?"." Mas, mesmo quando se trata de lugares longínquos, há uma parcela significativa de profissionais que responde positivamente. "Quem tem perfil empreendedor leva vantagem para fazer mudanças", explica Araújo. A Folha ouviu as maiores empresas do país, consultorias especializadas em expatriação e headhunters para saber para onde estão sendo transferidos os brasileiros. Confira no mapa ao lado as principais características das regiões que mais garfam executivos e entenda a quantas anda a expatriação nos maiores grupos empresariais do Brasil. (AR e MI)


Texto Anterior: Novos caminhos: Africanos e latinos abrem as portas a brasileiros
Próximo Texto: Papelada: Contrato ajusta benefício e salário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.