São Paulo, domingo, 07 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Ingleses dão pontapé inicial

Se um filho de britânico que estudou na Inglaterra introduziu o futebol no Brasil, uma equipe inglesa levou o esporte até a Alemanha

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O início da prática do futebol na Alemanha e no Brasil teve influência direta dos ingleses.
Se Charles William Miller introduziu oficialmente o esporte em terras brasileiras em 1894, o time da Universidade de Oxford fez uma turnê pioneira em 1875 pelo território alemão. Foi a primeira excursão de uma equipe britânica ao exterior de que se tem notícia.
Até então, os alemães davam clara preferência a esportes individuais, em especial à ginástica. Na Baviera, praticantes de modalidades individuais conseguiram manter o futebol banido até 1913, pois temiam a concorrência com o emergente esporte. Isso, porém, não impediu o crescimento do futebol na Alemanha, que, na virada para o século 20, já tinha vários clubes. O primeiro a ser fundado, em 1887, foi o atual Hamburgo.
Charles Miller nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, em 1874, e o futebol no Brasil só emplacou mesmo após seu retorno da Inglaterra, onde foi estudar. Ao desembarcar no porto de Santos em novembro de 1894, trouxe na bagagem um livro de regras do esporte, camisas da Banister Court School e do St. Mary's (atual Southampton), ambas equipes inglesas, par de chuteiras e duas bolas de capotão fabricadas por uma empresa de Liverpool, além de uma bomba de ar para enchê-las.
Na Alemanha, o futebol começou a se desenvolver pelo porto de Hamburgo, mas rapidamente a febre da bola tomou conta do país. A região onde se encontra Berlim tomou a dianteira no esporte. Em 1896, aconteceu o primeiro jogo entre equipes de cidades alemãs diferentes. Berlim fez 13 a 0 em Hamburgo. Dois anos depois, surgiam ligas regionais no Sul do país e em Berlim. Nascia uma estrutura que levaria à criação da federação alemã em 1900.
Em 1902, teve início o campeonato nacional alemão -playoffs com os campeões regionais.
Enquanto isso, Miller tratava de organizar as primeiras partidas, com as regras devidas, no Brasil -há relatos de vários jogos no país, em especial em navios, mas sem as regulamentações inglesas. Fez parte da primeira diretoria da Liga Paulista de Football, sendo decisivo para a disputa do primeiro Campeonato Paulista, em 1902.
Charles Miller também deu sua contribuição para o desenvolvimento da modalidade dentro de campo, como um goleador.
Em 1895, deu continuidade à sua carreira de futebolista no Brasil, marcando dois gols no amistoso em que o São Paulo Railway fez 4 a 2 no Gaz Team -o ""pai do futebol brasileiro" jogou pelo time vencedor. Em 1899, defendeu três vezes o São Paulo Athletic Club, associação ligada à comunidade inglesa que venceria os três primeiros Estaduais em São Paulo.
Entre 1895 e 1910, Miller disputou 66 jogos no Brasil. Atuou em 12 partidas do Paulista como goleiro e em 19 jogos como juiz.


Texto Anterior: Democracia frágil e cultura sólida
Próximo Texto: História: Governos autoritários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.