São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em obras, avenida contorna Paraisópolis

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura já começou a construir uma avenida contorna boa parte da favela de Paraisópolis. A avenida Itapaiúna terá 3,7 km a um custo de cerca de R$ 7 milhões. O trajeto já começou a ser aberto. Também está sendo feito o coletor tronco de águas pluviais.
A nova avenida será paralela à Giovanni Gronchi -vai da avenida Deputado Sussumu Hirata à rua Flávio Américo Maurano- e a idéia é reduzir em até 40% os congestionamentos na região do Morumbi.
A obra também servirá para a urbanização de Paraisópolis, com bolsões para a construção de apartamentos populares.
Outra ação para a urbanização da favela é a abertura da prefeitura para o recebimento de doações de terrenos no loteamento original do bairro.
Proprietários de terrenos invadidos podem doar o imóvel em troca do perdão de suas dívidas de IPTU.
Se ele não tiver dívidas, o valor do imóvel pode ser convertido em potencial construtivo para ser usado em outras áreas da cidade. Mesmo que o proprietário não tenha interesse no potencial construtivo -que permite que a obra seja construída em metragem superior à permitida, desde que não ultrapasse certos limites-, o certificado pode ser negociado no mercado imobiliário.

Mananciais
Áreas próximas às represas Billings e Guarapiranga também estão sendo urbanizadas. Mesmo bairros ocupados irregularmente estão recebendo redes de água e esgoto e, em alguns casos, asfaltamento. As obras estão sendo feitas com verba da prefeitura e dos governos do Estado e federal, que destinou recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).


Texto Anterior: Favela vira "bairro" e sofre adensamento
Próximo Texto: Grafites feitos por Pato ilustram esta edição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.