São Paulo, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto ganha barca e leva saúde pelo rio

DA ENVIADA ESPECIAL

Em agosto, Eugenio Scannavino Netto viu um sonho de 20 anos zarpar de Santarém (PA) rumo a uma comunidade que fica à beira do rio Arapiuns: uma grande barca de atendimento médico, com consultórios, equipamentos avançados e até uma sala de isolamento, para epidemias.
Quando desembarcou em terras amazônicas, em 1984, o então médico da prefeitura começou a pensar em um jeito melhor de atender à população ribeirinha.
Ele chegou a fazer a planta de uma barca de atendimento para chegar às comunidades que não podiam ser acessadas por terra. Esse problema até hoje faz com que não seja tão simples ir a uma consulta ou ser atendido em uma situação de emergência.
Aquele projeto não chegou a sair do papel. Mas o Saúde e Alegria conseguiu financiamento de uma organização holandesa sem fins lucrativos, a Terre des Hommes, e pôde construir a barca.
Por um convênio com a rede pública, profissionais da prefeitura vão atender na embarcação. "Mostramos ao Ministério da Saúde como essa alternativa é mais barata", orgulha-se Eugenio. (BMF)


Texto Anterior: Um ano depois: Vencedor de 2005 faz parceria, e Schwab viabiliza experiência
Próximo Texto: Fábio Bibancos de Rosa: Dentista recupera sorrisos perdidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.