São Paulo, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2007

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Paulo Renato diz que esperava uma recuperação no índice

FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao fazer uma análise do desempenho dos estudantes tanto no Saeb quanto no Enem, o deputado Paulo Renato Souza (PSDB-SP), que foi ministro da Educação de 1995 a 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso, portanto em oito dos dez anos analisados, afirmou que esperava que houvesse uma recuperação nos índices.
"Em 1997, houve uma grande incorporação de alunos por causa do Fundef. Com isso, o nível de desempenho dos alunos acaba caindo mesmo. Então, a queda que houve entre os anos de 97 e 99 é normal. Depois disso, estabilizou e deveria estar melhorando agora."
O ex-ministro atribui a queda no resultado a dois fatores, sendo que um deles é a falta de foco da gestão Lula na política educacional.
"São vários os índices de deterioração que geraram esses resultados, mas destaco dois: o número de jovens que não estão estudando e a falta de foco do governo federal", avalia.
"O índice de proporção de jovens com idades entre 15 e 17 anos fora da escola no ano de 1995 foi de 33%; em 2003, caiu para 17%. No entanto, esse índice acabou subindo em 2005 e chegou a 18%. Ou seja, se interrompeu uma queda que vinha acontecendo, o que nos leva a pensar que o ensino fundamental está funcionando pior."
O deputado critica ainda descontinuidade de programas. "Não há foco. Na gestão do Cristovam Buarque [de janeiro de 2003 a janeiro de 2004], o foco foi a alfabetização. Na do Tarso Genro (PT/RS) [ministro de 2004 a 2005], o enfoque era a universidade. Agora, na do Fernando Haddad [que assumiu em julho de 2005], voltou a ser mais generalista."
O tucano faz, porém, uma ressalva. "Agora, devemos olhar para a frente", afirma.
Para ele, a solução está na adoção de políticas que tenham como enfoque a aprendizagem.
"Devemos mudar como está organizado o sistema de ensino. Hoje acaba-se investimento muito na formação dos professores, mas temos que pensar menos nos meios e mais nos fins, que é a aprendizagem."


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