São Paulo, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder, instituto do Piauí aposta em formação integral do aluno

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

A diretora do Instituto Dom Barreto -escola que teve a melhor média do país no Enem (74,17 pontos)-, em Teresina (PI), Maria Stela Rangel da Silva, creditou o desempenho no exame ao enfoque dado pela instituição em desenvolver a formação integral dos alunos.
"É um trabalho de muitos anos, fundamentado não em uma educação para passar no vestibular. A nossa preocupação é estimular o pensamento crítico dos alunos, fazer com que eles tenham uma formação integral. Formar cidadãos realmente sensíveis às diferenças sociais", afirmou ela.
Atualmente com cerca de 2.500 alunos, a escola é particular e de orientação católica. Foi fundada há 63 anos pela Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado.
O instituto oferece aulas de xadrez, latim, sociologia, filosofia e literatura. "Utilizamos o xadrez para desenvolver a concentração dos alunos, a integração deles. Acabam adquirindo o hábito e se tornam jogadores", disse Maria Stela.
Acessos aos principais jornais do país e a alguns do exterior, como o "New York Times", são disponibilizados aos alunos da escola.
"Usamos reportagens de jornais em salas de aula, para que os alunos façam exercícios de redação", explicou a diretora.
A biblioteca do Instituto Dom Barreto conta em seu acervo com 91 mil exemplares. O acesso ao local é permitido também às pessoas que não estudam no colégio.
Com uma mensalidade de aproximadamente de R$ 450, o colégio piauiense conta com aproximadamente 300 professores que atendem a estudantes desde o ensino infantil até o ensino médio.
"O salário dos professores, em média, gira em torno de R$ 2.000. Temos vários professores que já fizeram mestrado, doutorado, sempre com incentivo da escola."

Continuidade
Maria Stela relatou que aponta também a continuidade dos estudos dos alunos durante muito tempo na escola como um fator que ajuda o Instituto Dom Barreto a registrar um bom desempenho.
"São alunos que entram, no maternal, e seguem até o último ano do ensino médio."


Texto Anterior: Melhor de São Paulo, Vértice aposta na união de competências
Próximo Texto: Bandeirantes classifica alunos por nota
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.