São Paulo, domingo, 08 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA-A-DIA

ENGENHEIRO FICA DE OLHO NAS RESERVAS DE PETRÓLEO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Luiz Otávio Schmall dos Santos, 31, é engenheiro de petróleo na Petrobras desde janeiro de 2003. Na época em que prestou concurso, ele fazia mestrado em Brasília, após ter se formado em engenharia civil.
"Achei que era uma boa oportunidade e que valeria a pena, apesar de ter que deixar minha cidade", afirma.
Os primeiros 13 meses não foram passados no Rio de Janeiro, onde ele trabalha hoje, mas em Salvador. Na capital baiana, ele participou de um curso de capacitação profissional da empresa.
Desde então, Schmall trabalha com engenharia de reservatórios. "Estudamos o fluxo do petróleo nas rochas porosas em que ele se encontra na natureza", explica Santos.
Seu trabalho também envolve a avaliação das descobertas de reservas -como as da camada pré-sal, por exemplo.
Ele se diz satisfeito com sua função na Petrobras, que é praticamente a única experiência profissional que teve. Antes dela, havia trabalhado por cerca de três meses como engenheiro civil, antes de fazer mestrado.
"Não pretendo mudar de área dentro da organização. Quero me aposentar lá", afirma o engenheiro.
"É perceptível a demanda por novos engenheiros de petróleo na companhia. As descobertas farão com que as necessidades cresçam ainda mais", aposta. (ECL)


Texto Anterior: Engenharia e tecnologia da informação: Equipes técnicas do governo federal procuram reforços
Próximo Texto: Saúde: Remuneração não atrai médicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.