São Paulo, terça-feira, 08 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O ABC dos esportes

Regras, equipamentos e curiosidades das modalidades presentes nos Jogos do Rio

Não se tem uma data precisa de quando surgiram os esportes aquáticos. A natação, sua modalidade básica, consta do programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos modernos, realizada em Atenas-1896.
Atualmente, o esporte conta com cinco modalidades: natação, pólo aquático, saltos ornamentais, nado sincronizado e maratonas aquáticas.
A natação do Pan é disputada em piscina de 50 metros e conta com provas em quatro estilos de nado: livre (crawl), peito, borboleta e costas. Há provas individuais e de revezamento.
O pólo aquático foi desenvolvido no século 19, embora existissem práticas similares desde o século anterior. Fez parte do grupo inicial de esportes coletivos introduzidos na Olimpíada, em Paris-1900, ao lado de futebol, críquete e rúgbi. Só os dois primeiros foram mantidos.
Os saltos ornamentais surgiram na Grécia antiga e eram praticados nas costas do Peloponeso e nas ilhas Eólicas e de Creta. Ressurgiram no século 19, como resultado do desenvolvimento da prática de ginástica no continente europeu.
Em 1904, em St. Louis, nos EUA, a disciplina se tornou olímpica. No entanto, era restrita aos homens. O feminino só estreou nos Jogos de Estocolmo (Suécia), em 1912.
O nado sincronizado surgiu no Canadá no início do século 20. Em 1952, esteve na Olimpíada de Helsinque como esporte de demonstração -virou oficial em Los Angeles-1984.
Já as maratonas aquáticas ganharam destaque recentemente com a inclusão em Pequim-2008. Consistem em disputas de longa distância e alta resistência disputadas no mar. O Pan terá prova de 10 km.


Texto Anterior: Eu estava lá
Próximo Texto: Foco no Pan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.