São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

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CARREIRA

Mudanças são como as de empresas privadas

Dinâmica do ciclo profissional tem desde promoção até dispensa

Paraumfuncionário público, estabilidade não precisa ser sinônimo de ver sempre o mesmohorizonte profissional.
A carreira do servidor é pontuada por mudanças como as de qualquer profissional da iniciativaprivada (vejaquadro).
Os critérios básicos para a ascensão, em geral, são merecimento e longevidade no cargo. É o que acontece em órgãos da administração direta (ligados aoPoderExecutivo). Mas há outras variáveis, baseadas no regime de contratação e na gestão de cada órgão público. Nos da administração indireta (como as autarquias, as empresas públicas e as agências reguladoras), as regras são semelhantes às de empresas do setor privado.
"Em geral, a cada dois ou três anos o servidor público [estatutário] tem progressão por tempo de serviço ou merecimento", explica Jorge Pinho, chefe do departamento de administração da UnB (Universidade deBrasília).
"A idéia é que quem tem mais tempo de casa ganhe mais", defende Esther Antonioli Martins, 51, auditora fiscal federal há 20 anos.
Tambémé possívelmudar de nível ou de área. No Estado de São Paulo, por exemplo, isso vale para qualquer regime de contratação (celetista, estatutário ou temporário).
Essa progressão funcional é definida pelos critérios que cada regime estabelece. O servidor, porém, não podemudar de cargo a não ser que preste outro concurso -alguns órgãos realizamumaseleção interna. Para alguns, isso aponta falta de plano de carreira. "Muda o salário, mas não a complexidade das atribuições", diz Pinho.
"Os critérios são relativos e subjetivos. Deveria haver planos de carreira que levassem em conta qualidade e produtividade. O servidor público se desestimula por ficar muito tempo na mesma função", defende Aparecido Inácio, advogado trabalhista especialista emdireito coletivo.


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