São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Separadas aumentam exigências de parceiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Casar depois dos 30 anos parece ser ainda mais difícil para mulheres que já passaram por uma primeira união que não deu certo. Motivo: o romantismo acaba cedendo espaço para a experiência e, com ela, aumentam as exigências em relação ao novo parceiro.
A pessoa ideal fica cada vez mais idealizada, e, relativamente livres de pressões e preconceitos, as mulheres dizem que, apesar de sentirem falta da companhia, preferem estar sós a mal-acompanhadas.
"No primeiro casamento aceitamos e cedemos mais. Fazemos isso "por amor", porque somos mais românticas. Mas, para encarar um segundo marido, já não estamos mais dispostas a passar por muitas coisas, não queremos mais cobranças", afirma a secretária Isilda Rosana Bruchini, 36.
"Por um lado, é ruim porque acabamos nos fechando para novas experiências e ficamos muito na defensiva. Mas, por outro lado, acho que é inevitável", pondera a secretária-executiva Anna Maria S., 45.
Isilda foi casada dos 20 aos 28 anos e, desde a separação, diz ter dificuldades em encontrar um namorado que consiga levar a relação adiante, respeitando a necessidade de ficar com o filho, Pedro, 11.
"Tive dois namorados. Tudo sempre ia bem no começo, mas, depois de um certo tempo, eles passavam a reclamar por eu querer levar o Pedro em alguns encontros", conta.
Anna morou com uma pessoa por dez anos, depois teve um namoro, que durou mais dez e, desde 97, está solteira. Para ela, os homens mostram dificuldade de se entregar.
Anna Maria conta que ainda sofre alguma pressão por ser solteira e diz que tenta não se chatear com brincadeiras.
Ambas, no entanto, afirmam querer uma companhia.
"Quero, sim, alguém que me compreenda, me aceite e que tenha a ver comigo, mas não fico atrás", afirma Anna Maria.


Texto Anterior: Casamento: Mulher tende mais a viver só
Próximo Texto: População em Movimento: Migrante ainda busca SP
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.