São Paulo, Domingo, 14 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESO
Obesidade supera a desnutrição

especial para a Folha

O problema da desnutrição está cedendo lugar à questão da obesidade na maioria dos países, incluindo aí muitas nações pobres.
Mesmo em um país como o Brasil, que ainda enfrenta graves problemas de desnutrição, essa transição nutricional vem ocorrendo de forma acelerada: entre 1974 e 1989, a proporção de adultos obesos passou de 5,7% para 9,6%, enquanto a de adultos desnutridos caiu de 8,6% para 4,2%.
Esse fenômeno está ligado à elevação na oferta de alimentos nos últimos 40 anos. Os números impressionam: de 2.300 calorias diárias em 1963, a humanidade passou a 2.720 em 1992, e estima-se que em 2010 elas serão 2.900. Isso significa que a energia que um homem recebe por dia aumentou 18% até 1992, e deve crescer mais.
Esse aumento foi acompanhado por uma redução na atividade física da população em geral: as ocupações manuais na agricultura e indústria, que exigiam elevado gasto energético, foram substituídas por ocupações em serviços. A dieta também mudou, com aumento da proporção de gorduras.
Além disso, a distribuição dos nutrientes é muito imperfeita. Enquanto uma parcela da população sofre com a desnutrição, outra tem acesso a alimentos em quantidade excessiva. Só 1,8 bilhão das 6 bilhões de pessoas no mundo recebe hoje mais de 2.700 calorias diárias.
Mas bastou esse desequilíbrio na distribuição de calorias para provocar uma epidemia de obesidade. Esta se tornou um problema de saúde pública, pois é um fator de risco para várias doenças, como a hipertensão, infartos e derrames.
Nos EUA, que possuem a maior economia do mundo, mais de 50% da população é vítima de excesso de peso, e cerca de 30% é classificada como obesa. Estima-se que isso custe US$ 100 bilhões em despesas com remédios e internações. (RBN)


Texto Anterior: Os sexos: Fisiologia traz desvantagens às mulheres
Próximo Texto: Cibernética: Estudo do cérebro traz cyborgs à realidade
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.