São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAN - Rio 2007

Regras, equipamentos e curiosidades das modalidades presentes nos Jogos do Rio

O atletismo é considerado o esporte mais antigo, sendo disputado há milhares de anos.
As primeiras competições organizadas foram os Jogos Olímpicos da Grécia antiga, iniciados em 778 a.C. Durante um longo período, a principal disputa era o pentatlo, constituído por provas de arremesso de disco e dardo, corrida, salto em distância e luta livre.
Os romanos deram continuidade às competições após a conquista da Grécia, em 146 a.C. No entanto, em 394, o imperador romano Teodósio proibiu os Jogos Olímpicos, por considerá-los pagãos.
O atletismo só ressurge na Inglaterra no século 19. Em pouco tempo, tornou-se uma das modalidades favoritas dos ingleses. Em 1864, é celebrada a primeira disputa entre as universidades de Oxford e Cambridge. Dois anos depois, é realizado o primeiro Campeonato Britânico. A primeira competição nos EUA acontece em 1868.
Os Jogos Olímpicos reaparecem em 1896, em Atenas. A versão moderna da disputa é idealizada pelo francês Pierre de Freddy, mais conhecido como Barão de Coubertin. O atletismo integra a programação básica da competição.
Para organizar a modalidade, é fundada, em 1913, a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo Amador). A entidade só abandonaria o "amadorismo" em 2001, ao adotar o nome de Associação Internacional das Federações de Atletismo.
O esporte atualmente é dividido em três tipos de provas: corridas, saltos e arremessos, além das competições combinadas (decatlo e heptatlo).


Texto Anterior: Eu estava lá
Próximo Texto: Foco no Pan
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.