São Paulo, domingo, 21 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eles e elas mentem sobre nº de parceiros

Mulheres diminuem total e homens exageram na conta

EDITORA DO VITRINE

Não que seja da conta de alguém, mas, em média, a brasileira já teve relações sexuais com 3,9 pessoas. Entre os homens, a média vai a 20,3. Em termos de quantidade de parceiros, o contraste entre homem e mulher continua alto.
Enquanto 32% delas afirmaram que tiveram relações com uma só pessoa em toda a sua vida, 34% deles disseram ter feito sexo com mais de dez, até o momento da pesquisa.
"Mulheres mentem para menos, homens, para mais", pondera a antropóloga Mirian Goldenberg, que é professora de pós-graduação da UFRJ e orientadora de pesquisas sobre sexualidade, corpo, gênero e "novas conjugalidades".
Segundo a hipótese da pesquisadora, os números de parceiros sexuais dos brasileiros e das brasileiras estão muito mais próximos do que as estatísticas revelam.
Goldenberg afirma que, nas entrevistas que faz, a maioria dos homens aumenta o total de parceiras fazendo questão de dar respostas imprecisas: transaram com várias, com dezenas, com centenas, não se lembram. As mulheres diminuem o número de parceiros e dão números quebrados, querendo mostrar que se importam e não transam por acaso.
"A média mundial de parceiras por homem é 12, mas aqui, eles acham isso muito pouco. Mentem pensando na comparação com outros homens, enquanto as mulheres mentem, também pensando na aprovação dos homens", diz. E pergunta: "Por que, no Brasil, homens e mulheres precisam reforçar tanto as diferenças de gênero, quando em outras culturas os discursos e os comportamentos dos dois sexos estão cada vez mais parecidos?".
Um estudo recente de sexualidade na França mostrou aumento na quantidade de parceiros sexuais tanto de homens quanto de mulheres. A média masculina lá é de 12,9 pessoas, enquanto a média de parceiros que as francesas têm ao longo de suas vidas pulou para 5,1, quase três vezes maior que a calculada em 1970. (HH)


Texto Anterior: O tabu da masturbação resiste
Próximo Texto: A terapia do orgasmo sem sexo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.