São Paulo, segunda-feira, 24 de agosto de 2009

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plano de negócios

ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR BEM
O que não pode faltar no planejamento

6 PERGUNTAS

1 QUAL É O MERCADO?
Levante dados como tamanho do público-alvo, fatores comportamentais desses consumidores que indiquem a possibilidade de sucesso, onde estão essas pessoas e outros dados que ajudem a traçar o cenário do mercado

>> Essas informações também podem ser obtidas em instituições de pesquisa (IBGE, Ipea, Fipe e Sebrae, por exemplo) ou em entidades de classe. Outra saída é fazer uma pesquisa com uma amostra de pessoas que representem seu público

2 QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS?
Estude os possíveis movimentos do mercado para o futuro; uma maneira de fazer isso é usar análises históricas desse mercado e somá-las ao comportamento do público-alvo e às tendências macroeconômicas

>> Analise também quais são as necessidades do mercado que o produto ou serviço vai preencher, avaliando conceito, modo de produção e entrega

3 QUEM SÃO MEUS CONCORRENTES?
Não basta identificar apenas as empresas similares ao negócio que se pretende montar _é preciso ficar de olho nas alternativas que atendem necessidades semelhantes. Uma pizzaria que entrega em domícilio, por exemplo, tem como concorrentes não só as demais pizzarias mas também quem entrega sanduíche e comida japonesa

4 QUEM SÃO MEUS CLIENTES?
Avalie quais são seus diferentes níveis de clientes e de que maneira a empresa vai trabalhar com cada um deles. Uma indústria alimentícia, por exemplo, deve pensar tanto no consumidor final como em redes de supermercados

5 ONDE ESTÃO OS FORNECEDORES?
Verifique se o mercado é dominado por um ou poucos fornecedores e como a matéria-prima é fornecida, para planejar alternativas em caso de falta de insumos ou de falha de fornecedores

6 CORRO RISCOS?
Mapeie todos os riscos _operacionais, ambientais, de mercado_ a que o negócio estará sujeito. Não se esqueça de ponderar questões como a possibilidade de o produto ou serviço não ter aceitação tão rápida no mercado e até a possibilidade de novos concorrentes

IMPORTANTE

Conselhos
Pode-se fazer o plano de negócios sozinho, mas o ideal é ter acompanhamento de profissionais que tenham outro ponto de vista e ofereçam análise mais distanciada

Com um pé atrás
Excesso de otimismo é um dos principais erros na hora de fazer o plano de negócios, pois resulta em avaliação precipitada, negligenciando certos riscos

Hora da revisão
O plano deve ser revisto num período que pode variar de seis meses a dois anos ou toda vez que mudanças importantes ocorrerem no mercado


Fontes: Carlos Airton Pestana, diretor-presidente da Governance Solutions e mentor no Instituto Empreender Endeavor, Geraldo Borin, coordenador do curso de empreendedorismo e gestão na PUC-SP, e Alexandro Melo, professor de planejamento estratégico da FIA

NÃO ESQUECER

PLANO DE CONTINGÊNCIA
Descreva quais serão as ações planejadas para cada uma das eventualidades mapeadas na avaliação de riscos. O ideal é traçar três cenários: um pessimista, um conservador e um otimista

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Descreva como pretende colocar o plano de negócios em prática, como ele vai se sustentar e quais são as premissas que suportam esse negócio

PARTICULARIDADES
A estrutura do plano de negócios é similar para todos os segmentos da economia, mas há detalhes que devem ser observados:

>> Indústria
Preparação de equipe técnica

>> Comércio
Fornecedores são essenciais _cheque se há oligopólio e quais são as possibilidades de margem de lucro

>> Serviços
Processos devem estar bem afinados e a mão de obra precisa ser bem qualificada


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