São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Eleitores que se dizem totalmente decididos a votar já somam 74%; 62% conhecem o número de seu candidato

Um quarto dos paulistanos ainda pode mudar o voto

DA REPORTAGEM LOCAL

A uma semana da eleição, o grau de decisão dos paulistanos aumentou de 70%, na pesquisa de 17 de setembro, para 74% na pesquisa feita na última sexta-feira. Mesmo assim, 25% do eleitorado da capital afirma que ainda pode mudar o voto até o domingo.
Dos eleitores que votam em Marta, 80% dizem que não mudariam seu voto de jeito nenhum, contra 76% de eleitores totalmente decididos na semana anterior. Já entre os eleitores de Serra, esse percentual oscilou positivamente de 71%, em 17 de setembro, para 73% na última pesquisa.
A petista tem feito campanha e incentivado sua militância a buscar os votos dos eleitores do candidato tucano, que, segundo costuma dizer, "não sabem como defender o voto no candidato".
O eleitorado de Paulo Maluf (PP) é um pouco mais fiel do que o de José Serra -76% dos que escolheram o ex-prefeito afirmam que não estão sujeitos a mudanças em sua decisão (oscilação positiva de um ponto). Já entre os simpatizantes de Luiza Erundina (PSB), 54% se dizem totalmente decididos a votar na ex-prefeita, sete pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior.
Entre os eleitores que não estão totalmente decididos a votar, 30% manifestam preferência por José Serra (PSDB), enquanto 23% tendem a votar em Marta Suplicy (PT). O tucano experimentou uma oscilação negativa de dois pontos percentuais entre essa fatia do eleitorado, enquanto a petista oscilou um ponto para cima. Paulo Maluf, do PP, também oscilou positivamente (dois pontos), enquanto Luiza Erundina, do PSB, passou de 10% para 7%.

Número conhecido
Assim como a decisão sobre o candidato, o conhecimento do número também aumentou. A proporção de respostas corretas aumentou de 56%, na pesquisa de 17 de setembro, para 62% no levantamento da última sexta-feira.
O maior aumento ocorreu entre os eleitores de Serra. Na pesquisa anterior, 53% sabiam seu número (45). Agora, são 69% os que o conhecem. A propaganda eleitoral do tucano vem enfatizando bastante a exposição do número.
Os eleitores petistas que sabem o número de Marta (13) somam agora 76%, três pontos percentuais além dos 73% alcançados no levantamento publicado no dia 17 de setembro.
Já o grau de conhecimento do número de Paulo Maluf (11) baixou de 75% para 72%. Na pesquisa de 10 de setembro, esse índice era ainda maior, de 76%. Essa queda ocorre num momento em que a campanha malufista vem dedicando boa parte de seu tempo aos ataques a José Serra.
O conhecimento do número de Luiza Erundina (40) aumentou de 43% para 55% dos seus eleitores. Entre os simpatizantes da ex-prefeita paulistana, contudo, 40% ainda não sabem o seu número, embora sua coligação (PSB-PMDB-PMN) disponha de um tempo no horário eleitoral gratuito bastante superior ao de Maluf.


Texto Anterior: Niilismo: Modos de usar: Esquerda intelectual prega voto nulo
Próximo Texto: Piora a avaliação da propaganda eleitoral no horário gratuito
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.