UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube moderno e boa estrutura, mas...

Estádio modelo, centro de treinamento bem equipado, laboratório de fisiologia, consultórios médico e odontológico, clínicas de fisioterapia e psicologia.
Com serviços que não passam de utopia para a maioria esmagadora das agremiações do país, o Atlético-PR construiu a fama de clube moderno. Chegou ao título do Nacional em 2001 e proclamou-se símbolo de organização no desarranjado cenário nacional do futebol profissional.
Mas, às portas do Brasileiro mais longo da história, conta com um time em frangalhos, registra problemas financeiros e é prova viva de que só infra-estrutura não é garantia de troféus na prateleira.
Após o inédito título nacional, o time investiu pesado para montar um grupo forte e tentar uma boa apresentação na Libertadores. "Continuamos com um elenco competitivo, mas não fomos bem no ano passado. Gastamos muito, e o resultado não veio. Isso gera déficit", disse Mário Celso Petraglia, presidente da agremiação.
Para recuperar a saúde das finanças, o dirigente explica que precisou promover uma reestruturação em todo o time.
Atletas que estavam valorizados no mercado foram vendidos, e juniores acabaram alçados à equipe principal. No gramado, contudo, o resultado foi decepcionante.
Na primeira competição de 2003, o Estadual, o Atlético realizou campanha pífia e não chegou sequer às semifinais no Paraná.
"Somos ainda um clube emergente. Precisamos de calma. Reformulamos todo o elenco e vamos tentar uma boa performance no Brasileiro", disse Petraglia.
A situação do Atlético-PR não é exceção. Outros clubes com centros de treinamento modernos e estádios próprios vivem situações de penúria. São os casos de Palmeiras, rebaixado para a Série B em 2002, e Internacional, que não triunfa no Brasileiro há 23 anos.
Enquanto isso, equipes com instalações nada suntuosas, como o Santos, obtêm êxito no certame.


Texto Anterior: É preciso arrumar a casa
Próximo Texto: Os presidentes eternos
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.